terça-feira, 31 de maio de 2011

O MELHOR DA VIDA...AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS, FAÇA UMA CRIANÇA E UM ANIMAL FELIZ!!

 Ser criança é saber perdoar,
é saber amar,
e não guardar mágoas.
Ser criança é brincar,
correr,
viver feliz.
Ser criança é viver na eternidade,
sonhar sonhos de esperança
para encontrar um mundo melhor!
Quem dera se todos tivessem a alegria de ser criança!!!!!!!
 
( DEDICADO AO MEU QUERIDO SOBRINHO RAFAEL, ADORO-O  E TENHO MUITO ORGULHO NELE...É BONITO, ESPERTO E MUITO DOCE E ADORA ANIMAIS TÊM UMA GATA E UM RATINHO... SÓ É PENA SER DO SPORTING:o))
 Ser criança é assim... Correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar, falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira. Época da vida da qual temos saudades quando envelhecemos. E é exatamente nesta data dedicada a todos esses pequenos seres, que têm a inocência como principal característica, que devemos não só valorizar a vitalidade infantil, como também procurar resgatar a essência da criança.
 
Esta linda menina é a beatriz a minha netinha adotiva, adoro-a:O)

"Amor é quando o teu cãozinho te lambe a cara toda, apesar de o teres deixado sozinho todo o dia." 


"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram." (Nelson Mandela)




"Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la."
(Marina Tsvetana)


"A criança é um por natureza um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza, e que não retém a dor." (Cris Griscon)


"Quero tornar-me aquilo que sou: uma criança feita de luz."
(Katherine Mansfield)

"Crianças corrigem-se com muita facilidade." (Cícero)

"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto." (Arnaldo Antunes)

"No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver." (Cláudio Nucci)

"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação."
(Leonel Brizola)

"A criança é a consagração da vida." (S. Poniazem)

"Imaginando oceano, as crianças brincam na poça d'água." (Carlos Novais)
"As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente." (Jean de La Bruyère)

"O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida." (Albert Einstein)

"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança." (Victor Hugo)

"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação."
( Leonel Brizola )

Filhos são como âncoras que prendem as mães à vida!
(Adriana Potomati)
"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?" (Ernest Hemingway)
Dizes que sou o futuro,
Não me desampares no presente.
Dizes que sou a esperança da paz,
Não me induzas à guerra.

Dizes que sou a promessa do bem,

Não me confies ao mal.

Dizes que sou a luz dos teus olhos,

Não me abandones ás trevas.

Não espero somente o teu pão,

Dá-me luz e entendimento.

Não
desejo  tão só a festa do teu carinho,
Suplico-te amor com que me eduques.

Não te rogo apenas brinquedos,

Peço-te bons exemplos e boas palavras.

Não sou simples ornamento de teu carinho,

Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.

Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.

Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.

Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra...

Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CUIDADOS A TER COM OS CÃES E GATOS BRANCOS, ANIMAIS SEM PIGMENTAÇÃO SÃO MAIS SUSCETÍVEIS A DOENÇAS DE PELE!!


Se o seu peludo é branquinho e tem a pele rosada – principalmente nas regiões do corpo mais peladinhas, como orelhas e focinho – atenção! Ele não pode ficar muitas horas no sol, mesmo no inverno. É que essas áreas onde a pele é clarinha e sem pelos têm poucas defesas contra os raios solares, o que significa que são mais predispostas a desenvolver a chamada dermatite actínica e o câncer de pele.
Os sintomas da dermatite actínica são vermelhidão e descamação. Se ao longo dos anos o bicho continuar tomando sol nessas regiões do corpo sem proteção, o problema pode evoluir para o câncer de pele. Então já sabe: previna para não ter que remediar. Mas não use qualquer protetor solar – alguns fazem mal para eles! O ideal é pedir orientação veterinária.

Banhos-de-sol perigosos Os gatos de pelagem branca não têm protecção contra os raios ultravioleta que o Sol imite. São os pigmentos que dão cor ao pêlo que protegem o gato destes raios cancerígenos. O funcionamento é semelhante ao dos humanos que produzem melanina, ficando mais bronzeados, quando em contacto com os raios ultravioleta.

O gato branco é bastante vulnerável a queimaduras solares e se a exposição ao sol sem protecção for longa, poderá mesmo desenvolver cancro. Estes gatos devem ser mantidos longe do sol nas horas em que os raios são mais fortes. Quando entrarem em contacto com o sol, as zonas de pele mais exposta, como o nariz, orelhas, entre outras, devem ser untadas com um protector solar recomendado pelo veterinário.


Caso o gato tenha olhos azuis, a probabilidade de desenvolver problemas auditivos é grande. Um gato apresenta olhos azuis quando a zona mais superficial da íris não recebeu pigmento e o que iria ser preto, acabou por ficar azul. Os gatos com audição parcial ou surdez necessitam de cuidados especiais, mas podem viver com qualidade. Não devem sair de casa e devem ser treinados com base em sinais visuais.



O cruzamento de dois gatos brancos com olhos azuis não significa necessariamente que os filhos sejam semelhantes aos pais. Podem nascer criar com pelagem diversa e até outra cor de olhos, tudo depende dos genes dos progenitores e da ascêndia destes.
Nos gatos com olhos vermelhos, albinos, a ausência de pigmentação é total. Os olhos aparentam ser vermelhos, mas na realidade a íris é completamente transparente. A tonalidade vermelha deve-se ao facto de ser possível ver o sangue dos vasos sanguíneos que compoem o olho. Contudo gatos albinos são bastante raros.


Em estado selvagem os gatos brancos não sobrevivem. A cor não lhes oferece a camuflagem que necessitam para se esconderam dos predadores e como os gatos são animais que gostam de banhos de sol e vivem em zonas bastante luminosas, acabam por sofrer com esta condição.
Os gatos brancos em cativeiro são mais comuns e também bastante procurados. São na realidade a prova de como a criação em cativeiro alterou o gato. A cor branca passou de sinónimo de morte certa em estado selvagem, para sinónimo de dono fácil em cativeiro.



Adotei mais um gato. Branco.. Os gatos Brancos requerem um cuidado todo especial,como todo mundo que é muito branco, cautela na exposição do sol.
As pontas das orelhas ,nariz , palpebras e lábios são as partes mais afetadas pelo cancer de pele ,o carcinoma espino celular.
O ideal é que se coloque protetor solar específico para animais( portanto de uso veterinário) , principalmente nas pontas das orelhas e nariz.
Mas o ideal mesmo é que fiquem longe do sol nos horários das 10hs as 15 h... 
Gatos brancos não só são predispostos a feridas na pele, em geral, como a ter vários tipos de doenças, pois são mais frágeis. Explicando melhor: para um gato ser branco, é necessário que os 2 pais tenham gens para pelagem branca, e essa "proximidade" de gens ocasiona maior fragilidade ( é por isso que o cão rafeiro é muito mais resistente que cão de raça - e gatos também.
O cão rafeiro vem da mistura de várias raças ( uma grande variação genética), e daí a maior resistencia.) Quanto mais pura é a raça( com maior semelhança genética), mais frágil ela é.





Muito cuidado com feridas...e consequentemente os que tiverem o oncogêne: o câncer. Isso porque a cor branca reflete muito menos a luz do sol, causando irritações constantes.






Qualquer forma constante, como agressões, luz solar, shampoos irritantes, podem predispor e estimular esses genes.
Portanto ser branco é mais um fator predisponente.
Brancos ou albinos - são todos sensíveis.


Animais sem pigmentação são mais suscetíveis ao câncer de pele.
Você já deve estar cansado de ouvir que a exposição excessiva ao sol é maléfica à saúde da pele, principalmente àqueles que têm pele clara.

Evitar os raios solares das 10h às 15h e usar protetor são dicas úteis e eficientes quando o assunto é prevenção ao câncer e outros problemas de pele.

Com os animais, essa preocupação deve ser exatamente a mesma.
Sol em excesso e falta de proteção são tão nocivos aos cães e gatos quanto para os humanos.

E não pense que é um exagero se o veterinário do seu bicho de estimação recomendar o uso de protetor solar!


Cães e gatos de pele e pelagem claras exigem, sim, cuidados especiais.
O grupo de bichos mais predispostos a apresentar doenças de pele engloba os claros, albinos ou despigmentados. 

E para que fique bem claro, animais brancos não são, necessariamente, albinos. "O animal albino tem três características principais: pêlos brancos, ausência de pigmentos na pele e olhos vermelhos.

É comum afirmarem que cãos brancos são albinos, como por exemplo, o boxer branco. Ele não é albino se possuir pigmentação nas pálpebras, na boca e olhos de cor escura.

Os animais claros têm áreas do corpo que são mais atingidas, como focinho, cabeça e as pontas das orelhas. Atualmente, já há protetores solares específicos para uso animal, feitos para proteger as áreas mais sensíveis




Os gatos brancos podem desenvolver, com frequência, lesões cancerosas no focinho e pontas das orelhas. O câncer de pele nos gatos, quando causado por exposição solar, geralmente é maligno e, na maioria das vezes, é necessário amputar a área afetada.



ALBINISMO - O albinismo é algo mais raro de acontecer e o animal albino apresenta diferenças em relação ao animal de pele clara. A palavra albinismo deriva do latim albus (branco) e se refere à incapacidade de um indivíduo ou animal de fabricar um pigmento denominado melanina - do grego melan (negro), que dá cor à pele e protege da radiação ultravioleta do sol.
Então gateiros de plantão, cuidados redobrados os com bichanos brancos, especialmente neste verão.
AMAR É PROTEGER....CUIDE DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O BEM QUE OS ANIMAIS FAZEM AO HOMEM...E O MAL QUE O HOMEM FAZ AOS ANIMAIS!!

Em termos psicológicos, os cães, através de sua pureza e espontaneidade instintiva, resgatam a criança interior da pessoa e aumentam a capacidade de amar da mesma!
Para as crianças, brincar com bichos também é positivo, até mesmo quando são animais de fazenda. Uma pesquisa realizada na Áustria mostrou que os pequenos que brincam com vacas, galinhas, porcos e ovelhas têm menos chance de desenvolver alergias e problemas respiratórios, como a asma. A explicação? O contato aumenta as células de defesa e deixa o corpo mais tolerante a bactérias e ácaros.
A interação entre homens e animais data de épocas pré-históricas!
(Monge budista junto a um tigre, os monges budistas são totalmente
contrários a qualquer tipo de maus tratos à vida, o que os
faz terem um contato tão profundo com os animais

http://www.anda.jor.br/2011/01/19/centenas-de-budistas-rezam-por-animais-que-foram-enterrados-vivos-na-coreia-do-sul/
Somos seres de relações. Somos das relações que fazemos. Somos aquilo que construímos.
Considero o Homem um ser egoísta. Um ser que apenas olha para a sua espécie esquecendo-se que, para sobreviver, precisa e necessita que outras espécies vivam com ele neste mundo.
Quem lhe disse que tem mais direitos em usufruir dos recursos naturais do que um leão?
Quem lhe falou que podemos matar um coelho por gozo e não por necessidade alimentar?
Quem lhe deu o direito de poluir o meio aquático se dentro dele existem seres que dependem deste meio para viver?
Somos animais que vivemos em comunidade, comemos para viver, temos instintos de sobrevivência e temos a preocupação de manter em segurança a continuidade da nossa espécie, tal e qual como todos os restantes animais que habitam a terra.
O que afinal temos a mais dos restantes?
Raciocínio? Consciência?
Penso que isso não justifique o mal que estamos a fazer, o atrofio ambiental que estamos a causar. Em vez de usarmos esse dom que temos a salvaguardar as potencialidades naturais, estamos a fazer exactamente o inverso.
Haja inteligência da nossa parte! Haja respeito por quem vive connosco! Só assim poderemos construir um mundo melhor.
http://formadalinha.blogspot.com/2010/12/haja-respeito-pelo-animais-e-pelo-mundo.html
O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Porque tudo quanto acontece aos animais, logo acontece ao homem. Tudo está relacionado entre si.


  • Os pandas foram empurrados das florestas de bambu para as montanhas, devido à ocupação humana das terras para a agricultura e madeira para combustível;
  • As crias são capturadas muitas vezes para fornecer Jardins Zoológicos;
  • Os pandas adultos são mortos para comercialização das suas peles, utilizadas para fazerem casacos e cobertores.
Se não forem intensificadas as medidas de protecção do seu habitat, é certo que, dentro de poucos anos o panda gigante será extinto.
"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento."       

Homem e seu cachorro gigante, um presente da natureza para o mundo.

Alegria, como se sabe, aumenta os níveis de endorfina no organismo. Essa substância, que é nosso calmante natural, influi no sistema de defesa do corpo, deixando o paciente mais fortalecido. Dessa maneira, reage-se melhor às doenças. E os especialistas garantem que o cachorro também ajuda, de uma maneira indireta.
A prova de que os animais são benéficos à saúde está numa pesquisa encomendada por uma companhia de seguro australiana. Os empresários queriam saber se, de fato, os donos de cachorros tinham uma saúde melhor. Constatou-se que os pacientes que cuidavam de um cão gastavam 16% a menos de medicamentos e saíam dois dias antes dos hospitais do que doentes que não mantinham contato com bichos.
Ter um bicho pode não ser apenas uma questão de lazer ou de companhia. A medicina está descobrindo que eles também podem ser benéficos para a saúde humana. Estudos do American Journal of Cardiology mostram que pessoas, ao interagirem com animais, constantemente tendem a apresentar níveis controlados de stress e de pressão arterial, como também estão menos propensas a desenvolver problemas cardíacos.
É comum ouvirmos de pessoas com depressão relatos sobre o modo como se sentiram forçadas a levantar da cama para alimentar seu animal de estimação, dar-lhe água ou até mesmo levá-lo para passear.
A princípio, estas pessoas acreditam que estão fazendo isso apenas em prol do seu animal. Porém, o que ocorre é um importante estímulo proporcionado através das necessidades do bichano.
Quando uma pessoa se encontra em depressão é mais fácil  fazer algo por alguém querido do que por ela mesma. Neste caso, o fazer algo é ainda mais facilitado, primeiramente pela dependência direta que o animal possui e depois por se tratar de um verdadeiro companheiro, que encontra-se ao nosso lado todo tempo, independente  do nosso estado de humor, aparência e principalmente, que nos aceita como somos, não faz julgamentos, críticas ou cobranças.
Estes cuidados para com o animal também pode fazer com que a pessoa sinta-se realmente importante e útil, elevando sua auto estima.
E ainda, associado a estes cuidados importantes a saúde e bem estar do animal, estará a atividade física de seu tutor,  e o contato social casual, através da  interação facilitada com outras pessoas que também possuem afinidades com animais.
Os animais são verdadeiros companheiros, amigos para todas as horas, simbolizam aceitação. Eles afastam a solidão e é uma importante fonte de inspiração para música, arte, exercícios e diferentes atividades. Proporcionam sorrisos e encantamento, transmitem sensações de bem estar e tranquilidade, estimulam a liberação de importantes hormônios e neurotransmissores, envolvidos no processo de cura da tristeza e da depressão.
Cada vez mais, estudos científicos descrevem importantes mudanças fisiológicas e psicológicas obtidas através do contato com os animais de estimação.
http://peloproximo.blogspot.com/2011/04/como-os-animais-podem-auxiliar-pessoas.html

O MAL QUE O HOMEM FAZ AOS ANIMAIS.....


O massacre de nove gorilas no Congo
expõe os riscos de extinção da espécie Adicionar legenda- http://veja.abril.com.br/290807/p_126.shtml

"A principal ameaça que hoje pesa sobre os ursos polares vem das mudanças climáticas"
O urso branco - cuja sobrevivência depende das geleiras, onde caça focas, seu alimento preferido - está sendo duramente afetado pela diminuição cada vez mais rápida e precoce do gelo ártico no final da primavera, e de sua chegada cada vez mais tardia no outono.
Em decorrência do aquecimento global, as geleiras podem derreter completamente até o verão de 2020, segundo algumas estimativas. 

Apesar da proibição mundial da venda do marfim, os grupos ecologistas afirmam que houve aumento no massacre dos elefantes na África. Os animais são assassinados a tiros por caçadores antes de terem suas presas arrancadas. Há provas de que a matança continua impulsionada pelo Oriente e, em particular, pela riqueza que se acumula na China.http://www.anda.jor.br/2011/02/13/demanda-de-marfim-produz-massacre-de-elefantes-na-china/

Ilha Feroe na Dinamarca - Como quase todas as outras espécies de golfinhos, estes se aproximam do homem para
interagir e brincar em gesto de "amizade".
Eles não morrem instantaneamente; são cortados uma ou duas vezes com ganchos grossos.Eles sofrem e não há compaixão, e este dócil ser sangra lentamente e sofre com feridas
enormes até perder a consciência e morrer no seu próprio sangue.


A tourada trata-se de mais um espectáculo deplorável que
representa a mentalidade retrógrada de alguns países ainda..“A tauromaquia é  a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraídos por estes espetáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura.”
Declaração da UNESCO – 1980
Durante todo o ano, dezenas de animais domésticos ( cães e gatos ) são abandonados pelos seus donos nas ruas, mas e no verão que essa ocorrência aumenta, para grande tristeza de quem tenta ajudar os animais abandonados. " Um dia a caminho do trabalho, um carro que seguia mais a frente, largou pela janela lateral um cachorro. O pobre animal correu, correu, correu atrás do carro até não aguentar mais atrás do carro que o abandonara. Ele não entendeu porque é que o que pensava ser a sua família o deixara sozinho, ali. " Tem aumentado o número de animais abandonados, principalmente por caçadores e nos períodos de férias. "Os culpados são as próprias pessoas, que não podem encarar o animal como um objecto.