sábado, 14 de abril de 2012

Se quer ver um gato de rua feliz...dê-lhe casa...conforto...proteção...adote um gato e aprenda a ser feliz com eles!! !!

Manter seu gato dentro de casa não é maldade. Maldade é expor o gato a doenças, acidentes e à crueldade... em nome de quê? Em nome da tal "vida livre e selvagem" que as pessoas cheias de romantismo equivocado atribuem aos felinos. A gente que lida com gatos de rua, contamos o que a gente vê todo dia.
Um macho solto vai cruzar com todas as gatas no cio que encontrar. O que vai acontecer com as ninhadas indesejadas e com as gatas mães? Provavelmente vão ser abandonados. O que acontece com gatos abandonados? Morrem atropelados, doentes ou ainda assassinados por pessoas ou cães que não gostam de gatos. Na melhor das hipóteses as ninhadas serão recolhidas pelos protetores, que arcam com as consequências da irresponsabilidade dos donos!!
Nas brigas com outros animais de rua, ou o gato da rua sai machucado e nesse caso vai morrer por não ter socorro veterinário; ou o seu gato é ferido e pode voltar para casa contaminado por várias doenças, inclusive as incuráveis leucemia, sida felina e peritonite infecciosa.
Sempre tem aquele vizinho que não gosta de animais. Ele pode envenenar seu gato um dia. Gatos não aprendem a atravessar a rua. São atropelados com frequência. Também entram no motor dos carros, e quando o motor é ligado são machucados ou morrem.
As gatas passam pelo horror de ver seus filhotes mortos ou jogados fora... ou ainda seus "bondosos donos" jogam fora a própria mãe com a ninhada por que "engravidou de um gato de rua e vai dar trabalho".
• Todo mundo já ouviu alguém dizer "Ah, o meu gatinho sumiu... acho que roubaram!" Desculpem as palavras duras, mas os gatos NÃO SOMEM. O que os donos vêem acontecer todo dia é que os gatos na rua são atropelados, envenenados, mortos e comidos por mendigos, por cães ou outros animais, maltratados por psicopatas e muitas vezes agonizam até morrer longe de sua casa e de seus donos.

Escovar - Além de prevenir a formação de bolas de pêlo (os gatos ingerem grande quantidade de pêlo ao lamber-se durante a sua higiene diária, o que pode provocar tosse, vómitos e mau estar), é uma oportunidade para verificar o corpo do animal em busca de altos, feridas, parasitas externos (pulgas, piolhos, carraças). E mais: é provável que descubra que é um importante meio de fortalecer o relacionamento com o seu bichano. Habitue-o desde pequenino a ser escovado se não quiser ser arranhado...

Fazer exercício - Cada gato merece os seus 15 minutos diários de brincadeira. Talvez esteja cansado demais para brincar com o seu gato após um dia de trabalho árduo, mas certamente já reparou que o seu gato não está nada cansado e o mais natural é recebê-lo cheio de energia, correndo eufórico para as suas pernas. Afinal, após uma recepção destas, ele merece um pouco da sua atenção, não acha?
Adoram beber na torneira - A água é a parte mais essencial da dieta de qualquer criatura, e o seu gato interessar-se-á mais por ela se estiver fresca, do que se estiver choca dentro do bebedouro por dias. Mude a sua água diariamente.

Ter companhia de um outro animal - Apesar dos gatos terem um acentuado sentido de território e considerarem uma ameaça qualquer intrusão por parte de outro gato, a maioria dos gatos recebe de braços abertos um novo companheiro felino. Desde que haja comida suficiente para todos, os gatos toleram-se uns aos outros... Pergunte ao veterinário os prós e os contras de ter vários gatos em casa.
Ir ao veterinário - Nunca tente tratar um problema de saúde do seu gato com medicamentos de medicina humana ou outros. Muitos proprietários pensam no seu gato como um ser humano em miniatura: se bem que em muitos aspectos não somos muito diferentes, este raciocínio pode ter consequências perigosas. Por exemplo, um simples e "inofensivo" Benuron pode ser fatal para o seu gato! Existem champôs e outros produtos anti-parasitários exclusivos para cães que podem ser altamente tóxicos quando usados nos gatos.
Respeitar o seu espaço - Quando o seu gato está a dormir, enroladinho como uma bola, é mesmo difícil resistir, não é? Mas deixe-o estar. Os gatos domésticos necessitam de dormir cerca de 16 horas por dia, divididas em pequenas sestas. Por isso há sempre um pequeno intervalo para lhe fazer umas festinhas!


Adoram estar á  janela - Os gatos são animais curiosos por natureza. Mesmo quando vivem exclusivamente em casa, os gatos vivem fascinados com o mundo exterior. Deixe o seu gato divertir-se, reservando um lugarzinho nas janelas de sua casa para ele poder desfrutar da vista exterior.



Aprenda a conhecer a linguagem-da-cauda do seu gato: ele não consegue articular palavras, todavia consegue comunicar consigo. A cauda levantada significa confiança ou alegria; a cauda caída é sinal de relaxamento; se a cauda estiver baixa e o animal estiver rente ao chão é porque está com medo. Se estiver a abanar a cauda é porque está zangado...A linguagem corporal do seu gato transmite sons. Tem a certeza de que os consegue ouvir? Siga estes conselhos e certamente o seu gato apreciará...

http://www.uniaozoofila.org/

1 comentário:

  1. Eu tenho seguido estas regras desde que meus peludos eram pequenos e agora que estão velhinhos vejo que fiz o melhor possível. Nos últimos meses foram 4 cirurgias, tratamentos e muitos custos mas valeu a pena. Estão velhinhos mas em boa forma e felizes!
    Eu tenho apoiado protetores de animais doando roupas e objetos para serem vendidos e comprando rifas. É insuportável ver um animal precisando de ajuda, mas quando nos unimos podemos fazer um grande bem a eles.
    Beijos
    Laís

    ResponderEliminar