segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os Dez Mandamentos para 2011 da Posse Responsável de Cães e Gatos



 NÃO ADQUIRA UM ANIMAL...COMO SE FOSSE UM BRINQUEDO...ELES SENTEM..ADOPTE COM RESPONSABILIDADE.  

Quem nunca passou por uma montra de uma loja de animais e encantou-se com um lindo filhote de cão ou gato? O problema é que muitas pessoas fazem esta compra por impulso, deixando de considerar que o animal vai crescer, necessitará de cuidados especiais como passeios, alimentação, vacinas e consultas ao veterinário. O resultado destas compras por impulso frequentemente é o abandono de animais nas ruas, gerando superpopulação, já que a maioria dos animais não é castrada. Muitas pessoas vêem o animal como uma inconveniência quando este começa a ficar idoso e apresentar doenças. A tutoria responsável é o melhor caminho para evitar o sofrimento dos animais. Antes de comprar ou adoptar um animal, considere se você está pronto para ser um tutor verdadeiramente responsável:



Os Dez Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos
1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2. Adopte animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida, tamanho, peculiaridades, espaço físico.
4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.

 
6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele
7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

 8 - Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado

9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a unica medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
http://www.uniaozoofila.org
 http://www.sosanimal.com
http://xanecos.blogspot.com
http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=FRAKTAL
http://www.mundodosanimais.com/foruns/adopcao-caes/caes-no-canil-municipal-de-setubal-macho



Sem comentários:

Enviar um comentário