domingo, 12 de setembro de 2010

A OBSIDADE DOS CÃES E DOS GATOS TÊM RELACÃO COM OS COMPORTAMENTOS DOS DONOS

Muitos donos, quando notam que o bicho está obeso, reclamam de não conseguir fazê-lo emagrecer. Para que haja a perda de peso, é preciso mudar a rotina tanto do animal quanto dos donos. As necessidades calóricas dos homens é bem maior do que a de um cão ou gato. Por isso, um pedacinho de algo que você esteja comendo, no organismo do bicho, equivale a um pedação.

Donos e bichos precisam mudar de hábitos

O primeiro factor que leva à obesidade animal é o excesso de ingestão calórica, seja por ração, seja por outros alimentos. Em seguida, vem a inactividade física. E tem também a falta de consciência dos donos - afinal de contas, o bicho certamente não abre a geladeira para beliscar guloseimas e também não escolhe o que é comprado no supermercado.
A maioria dos proprietários não resiste ao pedido do pet na hora das refeições e acaba compartilhando com o animal tudo o que come. Nessa história, tanto o dono como o animal criam um círculo vicioso: o bicho vai sempre pedir e o dono vai sempre ceder. Quando não ganha nada, o animal reclama e o dono acaba cedendo.
Por isso, quando se trata de emagrecimento, é preciso mudar os hábitos dos bichos e dos donos. A veterinária Fernanda destaca:
- Lembre-se que um bicho é como uma criança: só se alimenta com o que o dono lhe oferece. Portanto, o papel e envolvimento de toda a família do animal são importantes no tratamento para perder peso.


Avalie porque seu bicho está gordo?

Antes de tomar qualquer atitude em relação ao peso do seu bicho, é preciso avaliar se ele realmente está obeso. Algumas raças já são mais “cheinhas” por natureza. Segundo Fernanda, alguns problemas hormonais podem causar obesidade, e neste caso, o veterinário saberá identificar.
- Deve-se avaliar o peso e a condição corporal, ou seja, se tem costelas aparentes, se está ou muito redondo, com muita gordura na região do pescoço, por exemplo.
Se a causa do problema for o sedentarismo, o animal deverá iniciar uma rotina de exercícios, além da dieta indicada pelo veterinário. Vale lembra que animais castrados e idosos têm mais tendência a ficarem obesos.
Lights e etc...
Hoje, o mercado está lotado de rações light, com teor calórico reduzido, antes de mudar o cardápio do pet, é preciso consultar um veterinário. Existem remédios que actuam no problema e também devem ser receitados por um especialista:
- Em geral, as rações light funcionam. Porém, deve-se antes consultar um veterinário para ver se existe uma causa de base para a obesidade ou se é somente um excesso de calorias ingeridas.

Dicas para evitar que o bicho fique obeso:

- Defina uma quantidade diária de comida e divida em duas refeições.
- Não deixe o pote com ração à disposição. Quando o alimento está ao alcance, os bichos comem mais.
- Evite comer perto do bicho e mantenha-o longe na hora das refeições.
- Por mais que o bicho peça, não dê a ele o que você come. Se ele perceber que algumas reclamações adiantam, vai pedir comida sempre.
- Diminua a quantidade de biscoitinhos que dá ao pet.
 

RISCOS DE SAÚDE

A quantidade de cães e gatos obesos que se vê nas ruas parece indicar que há ainda muitos donos que não conhecem os riscos a que o cão/gato está sujeito ao tornar-se obeso.
A obesidade contribui para:
Risco aumentado em cirurgias – Necessidade de uma maior dose de anestesia e menor visibilidade dos órgãos envolvidos em massa gorda;
Maior pressão sobre o coração, pulmões, rim e articulações – Quase todos os órgãos do cão têm de aumentar o seu ritmo de actividade para manter o maior volume de massa do animal.
Agravamento de doenças articulares, como a artrite – O aumento de peso faz com que o cão tenha de forçar mais as articulações para se poder movimentar. A artrite, que provoca dores intensas, pode-se desenvolver devido ao aumento da pressão sobre joelhos, anca e cotovelos. Esta condição é ainda mais preocupante nas raças de porte grande que são já predispostas a desenvolver displasias.


Desenvolvimento de problemas respiratórios em tempo quente e durante exercício – Num cão obeso os pulmões têm menos espaço para se encherem de ar e têm em contrapartida de aumentar a sua capacidade de captação de oxigénio para fornecer ar ao maior número de células no corpo.
Desenvolvimento de diabetes – Doença sem cura que pode obrigar a injecções diárias e pode levar à cegueira. A incapacidade de produção de insulina para processar os níveis aumentados de açúcar está por detrás do desenvolvimento de diabetes.

Aumento da pressão sanguínea que pode originar problemas cardíacos – O coração é um órgão bastante afectado pela obesidade. O coração tem de aumentar a sua capacidade de distribuição de sangue a muitos mais sítios que se foram criando com a acumulação de massa. Como o sangue tem de percorrer um caminhos mais longos, a força ou pressão com que é bombeado tem de aumentar.
Aumento da probabilidade de desenvolver tumores – Estudos recentes associam o desenvolvimento de cancro, sobretudo mamário ou no sistema urinário, com a obesidade.
Perda de eficácia do sistema imunológico – As doenças virais parecem afectar de forma mais agressiva os cães com excesso de peso.
Problemas gastrointestinais – Diarreia e o aumento da flatulência ocorrem mais frequentemente em cães obesos, situação que não é agradável nem para o cão e nem para o dono.
Em suma, um animal obeso perde assim qualidade de vida. As doenças associadas à obesidade encurtam a vida do cão e são geralmente de tratamento dispendioso.

Situações a que deve estar atento:

Esterilização – Os animais castrados ou esterilizados podem aumentar de peso. Isto advêm da diminuição da actividade. O exercício deve ser estimulado e a ração ajustada, caso o cão/gato comece a engordar.
Velhice – Os cães e gatos diminuem a sua actividade quando entram na terceira idade, tal como as pessoas. Deve estar atento a flutuações no peso e falar com o veterinário caso note aumento ou mesmo perda de massa.
Actividade limitada -  Os cães e gatos que tenham problemas articulares e tenham por isso uma actividade reduzida devem ser vigiados de perto pelo veterinário, para que este faça os ajustes necessários à ração e aconselhe sobre o tipo e quantidade de exercício que o animal deve fazer.
Gravidez – Não confunda aumento de peso com gravidez. Caso não saiba o porquê do aumento súbito de peso numa cadela leva-a ao veterinário. Não estipule dietas sem o acompanhamento médico.

tratamento

Os cães e gatos obesos devem ser vigiados por veterinários. As flutuações de peso podem ser perigosas e os animais devem ter um plano adaptado ao seu caso específico, para que possam emagrecer de forma saudável. Contudo, em quase todos os casos, o tratamento passa por dieta e exercício.

Dieta

Os animais obesos devem a par de outras medidas fazer uma dieta com baixo teor calórico.
Existem rações específicas de dieta para cães que só devem ser utilizadas se forem aconselhadas pelo veterinário. Isto porque a composição destas rações é diferente das rações ditas normais e podem levar a deficiências nutricionais se os cão não necessitarem deste tipo de dieta. Contudo, os cães que não estão apenas com excesso de peso, mas encontram-se já no quadro clínico da obesidade, costumam geralmente ter de alterar a ração que consomem.
Em casos menos graves, os veterinários podem aconselhar diminuir a quantidade de ração dada ao cão. Geralmente a quantidade indicada na embalagem é um pouco acima das necessidades reais dos animais, isto aplica-se sobretudo a cães pouco activos que não desgastam aquilo que consomem.
Em todos os casos, as guloseimas fora de horas devem terminar. Por muito que custe resistir ao pedinchão, pense que está a contribuir para que o cão se torne mais saudável e feliz a longo prazo. Sofrer de artrite, por exemplo, é bastante penoso para os animais.

Exercício
Os animais obesos são menos activos do que animais com o peso ideal. O peso a mais faz com que tenham dificuldade a respirar quando se movem e o exercício começa a ser demasiado penosos para os pulmões e coração do cão.
Os passeios são a melhor forma de exercício que um cão obeso pode ter. Não esforce o cão demasiado nem insista na corrida. Se o passeio for demasiado curto, volte a sair com ele mais tarde. Aproveite o fim e o início do dia para passear, uma vez que as temperaturas altas tornam o exercício penoso para o cão.
As brincadeiras são também uma óptima forma de exercitar o cão. Buscar o pau costuma ser bastante popular entre a maior parte das raças de cães, não sendo demasiado cansativo para o dono.

Treino
Os cães pedinchões devem ser reeducados para não pedirem comida. Muitas vezes este comportamento não está relacionado com fome mas sim com atenção. Os animais querem atenção e sabem que ao pedir comida quando o dono está a comer, conseguem aquilo que querem.
Por isso, sempre que o cão pedir comida, brinque com ele. Se não resultar ofereça-lhe fruta ou vegetais. Em último caso, ignore-o quando pede comida. Não o deixe também assistir às refeições se sabe que vai ceder. Com exercício e uma alimentação saudável, os animais obesos costumam recuperar a forma e aumentar assim a qualidade de vida.
O Excesso de peso, os custos monetários que implica e as consequências físicas que daí podem advir tanto para donos como animal.

Tirando um ou outro caso de disfunção genética natural do animal, os donos deveriam saber que alimentar demais não é prova de amor ao bichinho. Provavelmente, se tiverem filhos, serão aqueles tipos de pais que irão encher os pimpolhos de presentes e coisas materiais, mas depois terão que chamar a supernamy pra dar um jeito nos pirralhos mimados.:O))

 È TÃO LINDO...É PENA SER GORDO, JÁ NÃO CORRE...JÁ NÃO BRINCA...REBOLA:o)

3 comentários:

  1. os donos que tem que ver a saude de seus bichinhos.

    ResponderEliminar
  2. Tadinho Essex donors poem achar bonito go mas Pode Mataram else

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadinhos ninguem quer ficar Gordo mas so porque e bicho acham que podem ficar assim eles nao podem mais corer brincar so comer e dormir acho um absurdo

      Eliminar