terça-feira, 12 de abril de 2011

COM O CALOR É MUITO IMPORTANTE DEIXAR BASTANTE ÁGUA AOS SEUS CÃES E GATOS!! E FAÇA O MESMO AOS ANIMAIS DE RUA QUE SABE QUE EXISTEM À PORTA DA SUA CASA OU DO SEU EMPREGO!! OS ANIMAIS AGRADECEM!!

A água é fundamental à vida, mas de todos os aspectos da vida do animal – alimentação, exercício, conforto – o recipiente da água é muitas a mais negligenciado.
A água é o principal nutriente na vida de um animal. Qualquer animal aguenta bastante mais tempo sem comer do que sem beber. Entre 70 e 80% do corpo dos animais é composto por água, sendo que alguns tecidos podem chegar a ser compostos por 90% de água. Sem água, o corpo não funciona, uma vez que praticamente todas as funções corporais necessitam de água para serem realizadas, como por exemplo, a digestão.
Os animais perdem água através da sudação e da eliminação de fezes e urina. Para repor a água utilizada num dia, um animal necessita em média de 30 ml de água por meio quilo. Ou seja, por dia, um cão com 17 kg necessita de 1 litro de água, enquanto que um gato de 5 kg bebe um terço de litro.
 
A variação no consumo de água pode indicar doença: diabetes (beber água em excesso) ou depressão (beber pouca água), por exemplo.
Sendo o mais importante que pode dar ao seu animal, o recipiente da água não precisa contudo de grandes cuidados
.

Manter a água fresca e o recipiente limpo
Este é a principal preocupação que se deve ter com a água. Os animais devem ter sempre acesso à água que deve ser trocada várias vezes ao dia. O recipiente deve ser lavado todos os dias e desinfectado periodicamente.

A água que fica demasiado tempo na tigela começa a ganhar mau sabor para os animais, o que pode inibir o consumo.

Apesar de mudar frequentemente a água do recipiente é importante lavar e desinfectar para eliminar todas as bactérias. A ingestão de bactérias que se desenvolveram no recipiente de água podem deixar o animal doente. Basta passar um esfregão todos os dias antes de encher o recipiente para minimizar esse perigo.

Nos dias mais quentes existe uma dupla preocupação: por um lado, como os animais tendem a beber mais água devido a uma maior sudação, é necessário encher o recipiente mais vezes; por outro lado, por acção do calor, a água evapora-se mais facilmente, o que pode implicar só por si, ter de encher o recipiente mais vezes.



Nos dias frios, se o recipiente estiver no exterior existe o risco de a água congelar, ou pelo menos formar uma película de gelo à superfície impedindo o cão de beber. Tigelas de plástico fundas são a melhor opção para estes casos.



 O recipiente de água deve ser ajustado ao animal. Animais de porte pequeno devem ter recipientes baixos, para que consigam chegar à água mesmo quando a tigela está quase vazia.



Animais de porte grande podem ter recipientes mais altos, mas o dono deve sempre verificar que o animal tem o pescoço suficientemente comprido para chegar ao fundo da tigela. Caso contrário, o animal só conseguirá beber até metade, o que pode levar o dono a pensar que o cão não tem sede, visto não querer beber a água que se encontra no recipiente.


Para cães e gatos, a melhor opção são tigelas de cerâmica ou em inox. O plástico só deve ser usado em casos especiais, como por exemplo em dias frios no exterior.

Para roedores, o indicado são garrafas de água com pipeta que se prendem às grades da gaiola.

No caso das aves, as gaiolas já vêm quase sempre com o recipiente destinado à água.

 Os ancestrais dos gatos eram animais do deserto, por isso seus rins se adaptaram muito bem à vida com pouca quantidade de água.
Apesar da água não ser considerada como um nutriente, na verdade, ela é o componente nutricional mais importante para o crescimento e manutenção de todos os organismos vivos.

Atualmente há uma grande ocorrência de problemas no trato urinário em gatos, sendo muito importante a prevenção. Uma das formas é buscar, sempre,  alternativas que estimulem a ingestão de água. 
Gatos devem ter sempre água limpa e fresca. Dê sempre água filtrada, e troque a água todos os dias. 
Gatos adoram água em movimento. Há gatos que apreciam beber água da torneira da pia. Uma boa alternativa são as fontes próprias para gatos que há no mercado, ou as fontes de água decorativas. 
Meus gatos bebem água da fonte, mas o que eles gostam mesmo é de beber água em copo de vidro transparente.
Certa vez uma veterinária me deu essa dica, e deu muito certo. Hoje em dia, espalho copos de água pela casa e troco a água  uma a duas vezes ao dia. Costumo colocar água natural misturada com água gelada, e para minha felicidade pude constatar o aumento da ingestão de água. Eles adoram! Recomendo.
  Os ancestrais dos gatos eram animais do deserto, por isso seus rins se adaptaram muito bem à vida com pouca quantidade de água.
 Os gatos são capazes de eliminar toxinas sem precisarem de muito fluído, daí se explica porque a urina é concentrada e possui um cheiro forte e horrível. 
 
A água é muito importante quando um bichano come ração. Sua quantidade de água costuma normalmente coincidir com a quantidade de comida que ele digere.

Os gatinhos não concentram grande quantidade de urina, mas retêm mais água no corpo que os cachorros e os humanos. Mas nem mesmo os gatos podem suportar uma desidratação por muito tempo.


Apesar da água não ser considerada como um nutriente, na verdade, ela é o componente nutricional mais importante para o crescimento e manutenção de todos os organismos vivos.


Mesmo com a capacidade de concentrar urina, os gatos devem ter sempre água limpa e fresca. Preste atenção para que a água não esteja muito clorada, pois ele poderá recusar.


Havendo a possiblidade troque sua água várias vezes ao dia, a fim de estimular o bichano a beber mais. Espalhe vasilhas em vários pontos da casa.


IMPORTANTE: Esteja sempre atento se o gato está bebendo água demasiadamente, urinando muitas vezes ao dia, emagrecendo e sem apetite, pois esses podem ser sinais de problema nos rins. Caso perceba tais sintomas leve-o com urgência ao veterinário.
COM A CHEGADA DO CALOR, DEIXE À SUA PORTA DE CASA OU DO EMPREGO UM RECIPIENTE DE ÁGUA PARA OS ANIMAIS DE RUA!! ELES AGRADECEM!!
NOS LOCAIS ONDE SAIBA QUE EXISTE GATOS, DEIXE UM RECIPIENTE DE ÁGUA!!
MAIS IMPORTANTE QUE A COMIDA É MESMO OS ANIMAIS TEREM MUITA ÁGUA LIMPA E FRESCA!É O MÍNIMO QUE SE PODE FAZER PELOS ANIMAIS DE RUA QUE SABEM QUE EXISTE!






1 comentário:

  1. Olá!
    Quando o Verão começa a fazer sentir-se (e tenho uma casa bem quente), costumo deixar uma pedra de gelo no meio da tigela de água, pois vai manter a água fresquinha por mais tempo (não convém estar demasiado fria também).
    Para além disso, tenho uma fonte pequena que faz as delicias dos meus três patudos felinos... Claro que quando vou à casa de banho tenho sempre de abrir a torneira do lavatório pois a minha Tricot trata de exigir a "sua" fonte privada com miados estranhos.

    ResponderEliminar