sábado, 4 de junho de 2011

Saiba como prevenir as doenças mais comuns entre cães e gatos


 Principais doenças são causadas por falta de vacinação do animal.
dê-lhes boa alimentação e exercícios como forma de prevenção.

As cinco doenças e problemas de saúde mais comuns entre cães e gatos.  São elas: doenças infectocontagiosas, doenças alérgicas, doenças do metabolismo, problemas articulares e traumas causados por atropelamentos ou brigas.
Doenças Infectocontagiosas este tipo de doença é muito comum e é altamente transmissível. Entre as doenças que registram maior número de casos estão a cinomose, a parvovirose e a leptospirose, essa última principalmente em épocas de chuvas.

Doenças Infectocontagiosas
Cinomose: é uma doença transmitida por vírus e aparece apenas em cães. A infecção pode se dar por via digestiva ou respiratória.
Em caso de contágio, o cão pode ter conjuntivite e ficar com febre alta. Depois de alguns dias, o animal pode apresentar quadro de diarréia e a contração involuntária de qualquer ramo muscular do corpo.
A prevenção é feita por meio de vacinas que o cão deve tomar durante toda a vida. O tratamento para animais infectados é complexo e nem sempre apresenta um resultado satisfatório. Por tratar-se de uma doença que atinge vários órgãos, a cinomose pode deixar seqüelas ou matar o cão.
Doenças Infectocontagiosas
Parvovirose: também é transmitida por vírus e é mais comum em filhotes. A doença é transmitida por via oral e inalatória, por meio do contato com material fecal de algum animal contaminado.
A parvovirose causa vômitos e diarréias hemorrágicas no animal e pode ter conseqüências sérias por conta da desidratação.
O tratamento requer internação e medicação. O animal costuma responder bem ao tratamento, mas, em caso de ser contaminado ainda muito novo, a doença pode prejudicar seu desenvolvimento.

Doenças Infectocontagiosas
 Leptospirose: transmitida por ratos e camundongos, a leptospirose é preocupante também porque o cão ou gato contaminado pode contaminar seu ambiente e seu dono.
Para evitar a doença, é recomendado não deixar a comida do animal exposta e trocar a água todos os dias. As vacinas também são importantes, mas como não têm duração de 12 meses como as outras, é preciso aplicá-la no animal de seis em seis meses.
O tratamento depende do estágio da doença, mas requer terapia com antibióticos e internação para evitar transmissão. 
 
Doença alérgica
Picada de pulga: a doença é transmitida não pelo número de pulgas que picam o animal, mas pela sensibilidade do animal à pulga (alguns cães e gatos podem ser alérgicos à saliva do inseto). 
O cão doente apresenta lesões em formato de triângulo na região dorsal do corpo, além de coceira. No caso dos gatos, a lesão triangular aparece também no pescoço.
Para iniciar o tratamento, é preciso controlar a infestação no animal e no ambiente. Além disso, uma medicação com antialérgico deve ser indicada pelo veterinário do animal.
Para prevenir a doença, é recomendado o uso de repelentes, mas sempre com cautela e com indicação do veterinário para evitar intoxicação.
                  
Doenças de metabolismo As doenças de metabolismo podem ser causadas por tendências genéticas ou por algum estímulo do dia-a-dia do animal como uma alimentação não balanceada e falta de exercícios físicos.

 
Doenças de metabolismo
Diabetes: cada vez mais comum entre cães e gatos, a diabetes em animais causa, geralmente, a dependência de aplicações diárias de insulina, em doses estipuladas pelo veterinário do animal. 
Tanto em caso de tendência genética, quanto em caso de problemas com má alimentação, a diabetes exige do proprietário do animal muita dedicação. É preciso colocar em prática a determinação exata do veterinário a respeito da dose e dos horários em que a insulina deve ser aplicada no animal.

Doenças de metabolismo
Obesidade: A obesidade também pode ser causada por fatores genéticos ou por falta de exercícios físicos e alimentação não balanceada. 
Nesse caso, uma boa dieta, servida sempre nos mesmos horários, e conjugada com exercícios físicos regulares, são a forma de prevenir e tratar a obesidade no animal.

Problemas articulares Displasias e artroses: A displasia e a artrose são doenças articulares geralmente genéticas e agravadas pelo sobrepeso e pela idade do animal. Ambas podem aparecer em diferentes graus de gravidade e reduzem a possibilidade de movimentação do cão ou gato afetado.
Problemas articulares não podem ser curados e seu tratamento consiste principalmente no alívio da dor do animal e na realização de cirurgias, na tentativa de favorecer sua movimentação. Medicamentos com substâncias que reforçam a cartilagem óssea também são recomendados, mas sempre na dosagem estabelecida pelo veterinário do animal.

Traumas
Atropelamentos ou brigas: casos de lesões causadas por atropelamentos e brigas são muito comuns entre cães e gatos. 
Na maior parte das vezes, o tratamento para essas lesões é feito por meio de pequenas cirurgias, em que o animal precisa colocar pinos e placas no membro lesionado.
O cuidado com alimentação e a recuperação dos movimentos do animal, no momento posterior à cirurgia, é fundamental e exige dedicação e paciência de seu dono. 


Existem doenças frequentes e que a prevenção e tratamento dependem, em sua maioria, de maior atenção do dono!!desparasite e vacine o seu cão e o seu  gato!!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário