quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SAIBA PORQUE É QUE OS SEUS ANIMAIS SÃO GRANDES ARTISTAS DENTRO DE CASA:o))







“Como ensinar seu cão a não mastigar/destruir objetos”
Para resolvermos este problema, devemos entender que mastigar objetos é algo natural e que os cães precisam fazer.
Os cães mastigam/destroem objetos pelos mais diversos motivos. Os principais:
  • Porque os dentinhos estão nascendo;
  • Porque precisam exercitar a mandíbula;
  • Porque não possuem produtos adequados para roer e destruir (só deles);
  • Porque são pouco exercitados;
  • Porque passam mais do que 4 horas por dia sozinhos;
  • Porque ficam ansiosos;
  • Porque estão com medo;
  • Porque a raça dele trabalha muito com a boca (por exemplo, buscando caças ou capturando e matando roedores).
 
Além de necessidade, mastigar/destruir objetos pode nos ajudar em uma série de questões. Entre elas:
Socialização/dessensibilização, ajudando a associar positivamente

    • Limpar os dentes (na natureza, nunca precisariam fazer limpeza de tártaro)
    • Facilita o enriquecimento ambiental
    • Gostar de caixas de transporte
    • Ensinar a se comportar em diversas outras situações
Ao invés de tentarmos eliminar um “problema” devemos redirecionar este “problema” para objetos que nos interessam.
Entendendo que mastigar objetos faz parte da natureza deles, tudo fica muito mais fácil. Basta ter um pouco de disciplina, respeito e paciência.

A Metodologia é muito semelhante ao Xixi e Cocô em local correto. O objetivo é não permitir que o cão mastigue objetos indevidos e que seja muito divertido quando mastiga os brinquedos corretos.
Como fazemos:

    • Selecionamos diversos brinquedos educativos e ossinhos (Kong, Buster Cube, Dog Pyramid, orelha de boi defumada, outras partes de boi,…)
    • O cão deve ficar em um local seguro que não contenha objetos que ele possa se machucar ou roer. Por exemplo, área de serviço limpa ou canil
    • Assim como uma criança que ainda está no berço, ele só poderá sair deste “quartinho” quando estiver sob supervisão 
    • Quando sair do “quartinho”, existem duas situações:
    • o dono está interagindo com ele, onde dificilmente procurará morder/destruir algo. Ou o dono não está dando atenção, onde normalmente os acidentes acontecem
    • Colocamos alguns brinquedos educativos no momento em que não estamos dando atenção ao cão, mas ainda estamos supervisionando
    • Todas as vezes que o cão direcionar a mordida para algum objeto indevido, iremos gentilmente impedi-lo
    • Se voltar ao brinquedo educativo, fazemos festa e mostramos que realmente é isto que desejamos
    • Conforme o cãozinho mostrar que podemos confiar, vamos supervisionando cada vez menos 
    • Dessa maneira simples, o cãozinho entenderá que não conseguirá morder outros objetos e redirecionará todas as mordidas para os brinquedos que são muito mais divertidos. 
    • Normalmente eles podem ficar soltos pela casa em local correto.
É comum aplicarmos as duas metodologias simultaneamente.
Sobre as broncas
Frequentemente as pessoas são orientadas a brigar e dar broncas nos cães quando eles mordem/destroem algo.
As broncas atrapalham mais do que ajudam. Por quê?

Se o cão está mordendo algum objeto, é evidente que ele está gostando e se divertindo. Não adiantará dizer que aquilo não é bom porque ele já sabe que é.
Seria o mesmo que alguém tentasse me convencer, através de uma bronca, que sorvete de pistache com caldas de chocolate é ruim. Se a bronca for muito “forte”, o máximo que conseguirá é que, assim como os cães, eu coma escondido!
Ao invés disso, mostre o que é bom de mastigar e destruir, respeitando os seus instintos e necessidades. Muito mais simples, não é??

Além de proporcionar produtos especiais para os nossos amigões roerem, como ossos diversos e brinquedos especiais, e de exercitá-los regularmente, nós podemos usar com grande sucesso os repelentes de peludos dentudos.
Manter estes peludos trancados por muito tempo, ou afastados do convívio direto com a família é o pior erro que podemos cometer, pois só estaremos deixando nossos cães mais ansiosos e sem oportunidades para aprenderem a viver socialmente de forma adequada. È muito importante repelir os peludos das áreas indesejadas, mas nunca afastá-los da nossa família.
Um animal com companhia de outro também faz menos asneiras!! adote 2 amiguinhos!:O))
As pessoas compram cães atualmente para terem diversão e carinho, salvo ingênuos que acham que cães de guarda ainda servem para alguma coisa fora atacar os vizinhos e causar problemas. Ninguém mais quer cães agressivos. As pessoas querem o amor incondicional dos cães, alguém para levar em um passeio no fim de semana. Entretanto, esquecem que, como crianças, existe um longo caminho a ser percorrido entre as fraldas e a faculdade.
Chegar em casa no final do dia e ver a casa toda bagunçada, como se um furacão tivesse passado por ali, com os pés dos seus móveis, fios de telefone e alguns sapatos que haviam sido esquecidos no chão todos roídos é uma realidade para você? Então talvez em sua casa esteja morando um típico cachorro “destruidor”. Mas calma, com algumas atitudes simples é possível reverter a situação e transformar seu amigo peludo em um anjinho.
Ensinar os cães a brincar com bolinhas e ossinhos também pode fazer com que eles se interessem por outras coisas ao longo do dia. Para que ele aprenda que é certo roer os brinquedos e não os tênis, toda vez que ele estiver com seu brinquedinho é possível dar petiscos e carinhos para que o cão perceba que este é um gesto aprovado por você.
Destruir coisas pode ser aterrorizante para você, mas para os cães é algo perfeitamente normal. Afinal, garanto que se você tivesse que ficar o dia todo trancado em casa, sozinho, também arranjaria uma atividade bem interessante para fazer o tédio ir embora, não é mesmo? Pois bem, cães que destroem tudo o que vem pela frente só estão espantando o tédio e arranjando uma forma divertida de se distrair.
Ofereça brinquedos aos seus animais para não destruirem a casa!:O)
É claro que este não é o único motivo que pode levar um cão a destruir um pedaço da sua casa, além de seus pertences pessoais. Roer sapatos e outros objetos pode ser usado como uma forma de controlar a ansiedade que sentem quando ficam sozinhos em casa, o que também é conhecido como ansiedade da separação.
Mas e o que fazer para não mais encontrar tudo revirado e destruído? Alguns cães, como labradores, por exemplo, simplesmente têm muita energia e algumas caminhadas mais longas no dia a dia, além de corridas nos fins de semana podem resultar em um saldo positivo. Outras atividades de exercício mental, como colocar petiscos dentro de uma garrafa pet, ou espalhar ossinhos, brinquedos e rações pela casa para que os cães tenham que procurar pode dar um jeito na destruição
http://www.caesonline.com/o-que-fazer-com-caes-que-destroem-tudo/ desenfreada.

Não existe cliente de clínica veterinária que não pergunte como evitar que o filhote, aquela ex-coisa meiga e fofa, destrua a casa. Bom, se o cão for um labrador, as coisas ficam mais difíceis, mas nem assim impossíveis.
Cães roem. É da natureza deles roerem coisas. E cães também ficam entediados.
O que fazer o dia inteiro sozinho preso em um cubículo? Comer a parede parece extremamente interessante num caso desses. Eu sei que vários artigos falam sobre a troca dos dentes etc, mas a verdade é que os filhotes destroem tudo o que vêem porque não têm nada melhor para fazer. Eu sempre pergunto se o cliente tem um filho de 7 anos. Pergunto como esse filho seria se ficasse preso o dia todo num quarto sem contato com outras crianças e sem brinquedos. Ou pior, com uma caixa de brinquedos que ele já está careca de conhecer e que perderam a graça. Pois bem, explico: este é o seu cachorro hoje em dia. Nenhum cão anda na coleira sem puxar, sem ter sido ensinado. Nenhum cão brinca com seus objetos se não mostrarmos para que serve aquilo. 


 
 Nenhum cão anda na coleira sem puxar, sem ter sido ensinado. Nenhum cão brinca com seus objetos se não mostrarmos para que serve aquilo. Nenhum cão aprende sozinho que roupa do varal não serve para comer e que sapatos deixados no chão são sobremesa.
Exercício é fundamental. Os cachorros precisam gastar energia em passeios. Andar pelas ruas, conhecer pessoas, outros cães, desde que estejam com as vacinas em dia. Isso faz parte dos cuidados básicos, tão essenciais quanto fornecer a eles uma boa ração. Pelo menos meia hora por dia é importante para aliviar o estresse. Se o filhote não estiver com a vacinação completa, ensiná-lo a buscar o brinquedo quando o jogamos, mesmo dentro de casa, também serve para deixá-lo exausto. 

1 comentário:

  1. Meu Deus que artistas heheheh
    Ainda bem que a Rubi nunca fez nada disso...
    heheh

    Beijos

    ResponderEliminar