segunda-feira, 30 de maio de 2011

CUIDADOS A TER COM OS CÃES E GATOS BRANCOS, ANIMAIS SEM PIGMENTAÇÃO SÃO MAIS SUSCETÍVEIS A DOENÇAS DE PELE!!


Se o seu peludo é branquinho e tem a pele rosada – principalmente nas regiões do corpo mais peladinhas, como orelhas e focinho – atenção! Ele não pode ficar muitas horas no sol, mesmo no inverno. É que essas áreas onde a pele é clarinha e sem pelos têm poucas defesas contra os raios solares, o que significa que são mais predispostas a desenvolver a chamada dermatite actínica e o câncer de pele.
Os sintomas da dermatite actínica são vermelhidão e descamação. Se ao longo dos anos o bicho continuar tomando sol nessas regiões do corpo sem proteção, o problema pode evoluir para o câncer de pele. Então já sabe: previna para não ter que remediar. Mas não use qualquer protetor solar – alguns fazem mal para eles! O ideal é pedir orientação veterinária.

Banhos-de-sol perigosos Os gatos de pelagem branca não têm protecção contra os raios ultravioleta que o Sol imite. São os pigmentos que dão cor ao pêlo que protegem o gato destes raios cancerígenos. O funcionamento é semelhante ao dos humanos que produzem melanina, ficando mais bronzeados, quando em contacto com os raios ultravioleta.

O gato branco é bastante vulnerável a queimaduras solares e se a exposição ao sol sem protecção for longa, poderá mesmo desenvolver cancro. Estes gatos devem ser mantidos longe do sol nas horas em que os raios são mais fortes. Quando entrarem em contacto com o sol, as zonas de pele mais exposta, como o nariz, orelhas, entre outras, devem ser untadas com um protector solar recomendado pelo veterinário.


Caso o gato tenha olhos azuis, a probabilidade de desenvolver problemas auditivos é grande. Um gato apresenta olhos azuis quando a zona mais superficial da íris não recebeu pigmento e o que iria ser preto, acabou por ficar azul. Os gatos com audição parcial ou surdez necessitam de cuidados especiais, mas podem viver com qualidade. Não devem sair de casa e devem ser treinados com base em sinais visuais.



O cruzamento de dois gatos brancos com olhos azuis não significa necessariamente que os filhos sejam semelhantes aos pais. Podem nascer criar com pelagem diversa e até outra cor de olhos, tudo depende dos genes dos progenitores e da ascêndia destes.
Nos gatos com olhos vermelhos, albinos, a ausência de pigmentação é total. Os olhos aparentam ser vermelhos, mas na realidade a íris é completamente transparente. A tonalidade vermelha deve-se ao facto de ser possível ver o sangue dos vasos sanguíneos que compoem o olho. Contudo gatos albinos são bastante raros.


Em estado selvagem os gatos brancos não sobrevivem. A cor não lhes oferece a camuflagem que necessitam para se esconderam dos predadores e como os gatos são animais que gostam de banhos de sol e vivem em zonas bastante luminosas, acabam por sofrer com esta condição.
Os gatos brancos em cativeiro são mais comuns e também bastante procurados. São na realidade a prova de como a criação em cativeiro alterou o gato. A cor branca passou de sinónimo de morte certa em estado selvagem, para sinónimo de dono fácil em cativeiro.



Adotei mais um gato. Branco.. Os gatos Brancos requerem um cuidado todo especial,como todo mundo que é muito branco, cautela na exposição do sol.
As pontas das orelhas ,nariz , palpebras e lábios são as partes mais afetadas pelo cancer de pele ,o carcinoma espino celular.
O ideal é que se coloque protetor solar específico para animais( portanto de uso veterinário) , principalmente nas pontas das orelhas e nariz.
Mas o ideal mesmo é que fiquem longe do sol nos horários das 10hs as 15 h... 
Gatos brancos não só são predispostos a feridas na pele, em geral, como a ter vários tipos de doenças, pois são mais frágeis. Explicando melhor: para um gato ser branco, é necessário que os 2 pais tenham gens para pelagem branca, e essa "proximidade" de gens ocasiona maior fragilidade ( é por isso que o cão rafeiro é muito mais resistente que cão de raça - e gatos também.
O cão rafeiro vem da mistura de várias raças ( uma grande variação genética), e daí a maior resistencia.) Quanto mais pura é a raça( com maior semelhança genética), mais frágil ela é.





Muito cuidado com feridas...e consequentemente os que tiverem o oncogêne: o câncer. Isso porque a cor branca reflete muito menos a luz do sol, causando irritações constantes.






Qualquer forma constante, como agressões, luz solar, shampoos irritantes, podem predispor e estimular esses genes.
Portanto ser branco é mais um fator predisponente.
Brancos ou albinos - são todos sensíveis.


Animais sem pigmentação são mais suscetíveis ao câncer de pele.
Você já deve estar cansado de ouvir que a exposição excessiva ao sol é maléfica à saúde da pele, principalmente àqueles que têm pele clara.

Evitar os raios solares das 10h às 15h e usar protetor são dicas úteis e eficientes quando o assunto é prevenção ao câncer e outros problemas de pele.

Com os animais, essa preocupação deve ser exatamente a mesma.
Sol em excesso e falta de proteção são tão nocivos aos cães e gatos quanto para os humanos.

E não pense que é um exagero se o veterinário do seu bicho de estimação recomendar o uso de protetor solar!


Cães e gatos de pele e pelagem claras exigem, sim, cuidados especiais.
O grupo de bichos mais predispostos a apresentar doenças de pele engloba os claros, albinos ou despigmentados. 

E para que fique bem claro, animais brancos não são, necessariamente, albinos. "O animal albino tem três características principais: pêlos brancos, ausência de pigmentos na pele e olhos vermelhos.

É comum afirmarem que cãos brancos são albinos, como por exemplo, o boxer branco. Ele não é albino se possuir pigmentação nas pálpebras, na boca e olhos de cor escura.

Os animais claros têm áreas do corpo que são mais atingidas, como focinho, cabeça e as pontas das orelhas. Atualmente, já há protetores solares específicos para uso animal, feitos para proteger as áreas mais sensíveis




Os gatos brancos podem desenvolver, com frequência, lesões cancerosas no focinho e pontas das orelhas. O câncer de pele nos gatos, quando causado por exposição solar, geralmente é maligno e, na maioria das vezes, é necessário amputar a área afetada.



ALBINISMO - O albinismo é algo mais raro de acontecer e o animal albino apresenta diferenças em relação ao animal de pele clara. A palavra albinismo deriva do latim albus (branco) e se refere à incapacidade de um indivíduo ou animal de fabricar um pigmento denominado melanina - do grego melan (negro), que dá cor à pele e protege da radiação ultravioleta do sol.
Então gateiros de plantão, cuidados redobrados os com bichanos brancos, especialmente neste verão.
AMAR É PROTEGER....CUIDE DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!!

2 comentários:

  1. Muuuito boa matéria, adorei! Cuidados podem prevenir muuuitos problemas futuros!;-)
    Passa lá no blog (http://gatosminhavida.blogspot.com/) tem promoção de 100 seguidores, participe!Bjinhaaau

    ResponderEliminar