segunda-feira, 18 de julho de 2011

OS CÃES ADORAM ÁGUA... OS GATOS NEM VÊ-LA!!:o))) SÃO POUCOS OS QUE GOSTAM!!

 
 Na piscina, sem traumas
Muitos cães se divertem buscando objectos atirados na água. Nadar é uma óptima actividade. Fortalece a musculatura com a vantagem de não submeter as articulações a impactos com o solo, típicos de desportos como corrida e salto. Por isso, a natação é recomendada por veterinários para cães com má-formação nas articulações (a mais conhecida é a displasia coxo-femoral).


Disposição para nadar
 Praticamente todo cão pode gostar de se exercitar na piscina. A espécie canina aceita com facilidade as actividades aquáticas. Tanto que nadar faz parte das funções principais de várias raças, como acontece com o Golden Retriever, o Labrador e o Cocker. Mas qualquer cão só vai gostar de natação se a prática for associada a algo prazeroso, desde o início - jamais a traumas.

Jogar o cão na piscina pode causar trauma e afogamento
Ser jogado numa piscina é a primeira experiência aquática pela qual passam muitos cães. Esse método raramente dá certo. Ao sentir-se repentinamente sem apoio sob os pés e com água dificultando a respiração, o cão, em geral, se desespera. Debate-se, tentando ficar à tona e sobreviver. O cansaço vem depressa e, com ele, o risco de afogamento. Resultado: o cão fica traumatizado. Nunca mais vai querer entrar numa piscina. E passará a resistir a qualquer nova tentativa de ser posto na água.

Associe algo agradável a estar na água
Pode-se começar a treinar o cão para a natação a partir de filhote, depois de ele estar completamente vacinado. É preciso que o cão manifeste vontade de entrar na água. Um bom estímulo é faze-lo buscar um brinquedo ou petisco. Outra motivação é ele ver um cão conhecido nadando ou o dono chama-lo de dentro da água.

 À s vezes, quando está na água, o cão em vez de nadar em direcção do objectivo, começa a bater as patas sem deslocar o corpo para frente – ele parece tentar sair da água, batendo as patas para cima. Nesse caso, é preciso mostrar a posição certa, antes que ele fique exausto e traumatizado. Segure-o firmemente, próximo à superfície, com o corpo para frente (veja foto) na posição horizontal e solte-o em direcção à margem ou em direcção ao objectivo que ele quer alcançar. Procure ir dando petiscos ao cão durante todo o processo.
Se houver dificuldades para treinar o cão na piscina, o treino inaugural pode ser feito num lago ou praia. A maioria dos cães entra com naturalidade na água rasa e vai em frente quando há algo interessante a alcançar. Nesse caso, a técnica é oferecer petiscos cada vez um pouco mais no fundo, para o cão não acabar desistindo.

É importante facilitar o sucesso da experiência inicial e reforçar o aspecto agradável. Afinal, você quer o cão motivado, sem frustrações nem medos. Por isso, depois de ele ter obtido êxito na primeira tarefa aquática, faça-o nadar mais um pouco, recompensando-o de vez em quando com um petisco. Fique pronto para acudi-lo imediatamente, caso seja necessário.
Terminada a natação, seque bem as orelhas do cão: a unidade pode causar otites (se ele entrou no mar, lave-o antes com água doce, para evitar irritações e alergias).



O cão pode se afogar numa piscina se não conseguir sair dela
 As piscinas, em geral, não oferecem recursos para os cães saírem delas por conta própria. Nesse caso, o cão só deve entrar na água se houver alguém para supervisioná-lo. Poucos cães aprendem a sair pela escadinha tradicional. O melhor é que haja uma rampa submersa ou uma escada com degraus largos, que permitam o apoio adequado das patas. É preciso também familiarizar o cão com o uso do recurso disponível. 


Interromper latidos incómodos
Alguns cães ficam extremamente excitados quando vêm alguém na piscina. Latem e correm sem parar, de um lado para outro. O controle desse comportamento é feito inicialmente com o cão na guia. A eficácia da repressão é bem maior quando o cão está parado. Mantenha-o próximo a você. No momento exacto em que ele começar a latir, dê bronca até os latidos serem interrompidos.


Resumo
1. A natação é um óptimo exercício e uma diversão para os cães.
2. Algumas raças têm a predisposição para gostar de água aprimorada pela selecção genética.
3. Não jogue o cão na água, pois isso poderá traumatiza-lo.
4. Associe entrar na água com brinquedos e petiscos, para o cão se distrair e aprender a gostar de nadar.
5. Ensine o cão a sair da piscina para ele não correr perigo de morrer afogado.
6. Para o cão parar de latir quando houver alguém na piscina, dê bronca no exacto momento em que ele emitir o primeiro latido. Inicialmente, mantenha o cão na guia.

 Os cães atingem temperaturas elevadas mais rapidamente que os humanos.
E eles regulam a temperatura corporal através da respiração.

Muitas praias não permitem o acesso de cães. Siga a lei. Se for passear na calçada , recolha as fezes.
Se for permitido o acesso de cães na praia, além de recolher as fezes, fique atento pois a água do mar pode causar alergias e no contato com a areia o cão pode pegar bicho-de-pé, pulgas e carrapatos…

A FALTA DOS CUIDADOS ACIMA PODEM PREDISPOR O CÃO A UM CHOQUE DE CALOR.CHOQUE DE CALOR
Acontece quando o cão perde a sua capacidade natural de regular a temperatura corporal.
Temperaturas elevadas causam reações químicas que matam as células do corpo o que leva á desidratação e ao espessamento do sangue. Isto provoca uma pressão sobre o coração, causa coagulação sanguínea e posteriormente leva à morte dos tecidos.
O fígado, o cérebro e as células do intestino são os primeiros a serem afetados e isto pode ocorrer muito rapidamente.
Os cães regulam a temperatura corporal através da respiração. Cães que sofrem de alguma doença respiratória ou que os que são “braquicéfalos” (“cara amassada”: Shih Tzu, Bulldog, Boxer, Pug) tem uma maior predisposição de aquecerem mais rapidamente.

 SINTOMAS DE CHOQUE DE CALOR
  • Respiração acelarada (hiperventilação)
  • Língua avermelhada
  • Gengivas secas e pálidas
  • Hipersiália (aumento da produção de saliva) – saliva espessa
  • Vomito – por vezes com sangue
  • Pulso rápido ou irregular
  • Depressão, Fraqueza, Tonturas, Diarréia, Convulsões, Coma.
CUIDADOS DE URGÊNCIA PARA SALVAR O CÃO
  • Aplique água na barriga, na face interna das coxas e nas almofadas das patas.
  • Molhe o cão com água corrente – em temperatura ambiente.
  • Não o mergulhe o cão totalmente na água – isto pode causar a diminuição brusca da temperatura e levar a outros problemas.
  • Não use água gelada – isto vai causar uma vasoconstrição, o que aumenta o fluxo sanguíneo e retarda o arrefecimento.
  • Em seguida leve-o rapidamente a um Veterinário.
  • Nunca deixe seu companheiro canino dentro do carro em dia de calor.
  • Não passeie sob sol ou enquanto o chão estiver quente.
  • Em casa, garanta que ele possa descansar em local fresco e à sombra.

 OS GATOS COMO JÁ TODOS SABEMOS NÃO GOSTAM DE ÁGUA, EMBORA HAJA ALGUNS QUE HABITUADOS DE PEQUENOS, ATÉ TOMAM UNS BANHITOS!! 

Você que tem pelo menos um gato em casa já tentou dar banho nele? Geralmente este momento é memorável, seja pela revolta do bichinho ou pela aparência, que qualquer gato fica quando está molhado. Alguns deles até gostam de água, mas ainda assim ficam bem engraçados. Confira abaixo os exemplos de alguns gatos nadadores, que nem sempre estão muito felizes com esta situação.

Para eles, o banho tem de ser de língua. Poucos tomam banho sem reclamar, mesmo quando habituados desde pequenos e banhados com água morna e champô adequado.
Para nós pode parecer estranho, mas, segundo os veterinários, os gatos (e até os cães, apesar do fedor que deitam) não precisam de banho, sobretudo os que vivem dentro de casa, a menos que estejam realmente muito sujos.


Os gatos cuidam da própria higiene. Um ou dois banhos por ano, dizem os veterinários, é mais do que suficiente! 


Já reparou em como os gatos se limpam todos, assim que terminam uma refeição? Esse facto deve-se ao seu instinto felino de limparem todos os vestígios de comida / sangue no mundo selvagem, para evitarem atrair eventuais predadores!
 
Lavar um gato é ir contra a sua natureza, é uma agressão.Poucos são os que gostam, vejam as expressões dos gatos nas fotos dentro de água!! Espero que não tenham atirado os gatos para a água para tirar as fotos!!

Quem acha que todos os gatos detestam a água, está errado.O Turkish Van é um dos únicos gatos que sentem atração pela água. Há lendas e histórias verídicas sobre esse gato nadando no Lago Van. Na vida doméstica, a experiência dos criadores indica que a maioria dos Turkish Vans nasce gostando do contato com a água.

AMAR OS SEUS ANIMAIS É RESPEITA-LOS TAMBÉM !!

Sem comentários:

Enviar um comentário