sábado, 23 de julho de 2011

OS CÃES QUE SALVAM PESSOAS, ANIMAIS NOBRES E DIGNOS!!


Surge assim o Clube Português de Utilizadores de Cão-Guia (CPUC). Esta é uma associação de direito privado cujos objectivos são promover cães-guia para cegos e, desta forma, defender os direitos e melhores condições de vida para os seus utilizadores.
A CPUC trabalha em cooperação com a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV) na tarefa de divulgação de cães para cegos e na angariação de fundos. A ABAADV é também uma Escola de Cães-Guia.
http://www.cpuc.org.pt/inscreva-se.html
Eles também podem ser a luz dos nossos olhos. Esses peludos especiais são os famosos cães-guia para cegos.
Os cães-guia desenvolvem um trabalho excepcional junto aos portadores de deficiência visual, eles proporcionam aos seus donos uma vida independente, sem maiores restrições.
http://cachorroparaguaio.com/?tag=escola-de-caes-guia
Se pensam que este site pode ser interessante apenas para os cegos, então pensam erradamente. É necessário que a população saiba como agir na presença de um cão-guia e convém, para a segurança da pessoa que o transporta, que se cumpram à risca as regras que a seguir se apresentam e, sobretudo, que se respeitem estes animais que realizam um trabalho bastante digno.
- Não se deve distrair o Cão-guia quando está em trabalho.
- Uma pessoa cega guiada por um Cão-guia deve ser considerada como uma pessoa independente; a melhor maneira de a ajudar é respeitá-la como tal.
- Nunca se deve oferecer comida a um Cão-guia.
- Não se deve sentir medo de um Cão-guia.
- Não se pode ter um cão solto quando se aproximar de uma dupla cego/Cão-guia.
- Nunca se deve tocar no arnês de um Cão-guia. Só o seu utilizador o deve fazer.
- Seria bom colaborar na divulgação destes conselhos.

Cão-guia Cuida de homem cego e seu outro cão-guia que também ficou cego !
Waspe Graham o velho homem de 60 anos que perdeu um olho e tem visão limitada no outro, ficou muito triste depois que descobriu que o seu cão-guia Eduardo desenvolveu glaucoma e removeram os olhos do cachorrinho , então a unica solução encontrada por ele foi adotar outro cão-guia para cuidar do Eduardo e dele o nome do novo cão é Opala e ele tem se revelado uma verdadeira jóia.
http://noticiasinusitadas.blogspot.com/2011/03/cao-guia-cuida-de-homem-cego-e-seu.html
A ligação entre o homem e os animais é, cada vez mais, uma importante e decisiva realidade, percebendo-se que esta actuação conjunta ganha contornos absolutamente fundamentais.
.
Um pouco por toda a Europa, os terramotos do Haiti, na Turquia, no Chile e noutras zonas de cataclismo, permitiram o aproveitamento das potencialidades dos cães na descoberta das vítimas, muitas vezes em locais inacessíveis ao homem.

Na ilha da Madeira, as nossas gentes ficaram destroçadas pelos efeitos do temporal, impiedoso, duro, inevitável, com muitos compatriotas a perderem os seus haveres e a ficarem com os familiares e amigos perdidos entre água, lama, pedras, árvores, destroços....
Os cães das brigadas de salvamento - nomeadamente os da G.N.R. - foram utilizados para descobrir corpos, mas igualmente para auxiliar vítimas que ainda puderam ser salvas..
A vida é dura e cruel, muitas vezes. Mas a união é, sem dúvida, necessária. E graças aos esforços conjuntos dos homens e dos animais, a vida, na ilha da Madeira, foi regressando, pouco a pouco, à quase normalidade..
A equipa de Busca e Salvamento da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana [G.N.R.], participou activamente de 20 de Fevereiro a 5 de Março na ajuda da catástrofe que se abateu sobre aquele território português na madrugada e manhã de 20 de Fevereiro..
Trata-se de homens e cães com muita experiência operacional e real em cenários desta natureza, fruto das centenas de missões já cumpridas, em Portugal e no Estrangeiro..
A G.N.R. é pioneira em todas as vertentes cinotécnicas, em particular na busca e salvamento, com um efectivo de quase uma centena de pisteiros espalhados por todo o território português, como primeira linha de intervenção na busca de pessoas..

A selecção destes Militares e Cães, bem como a sua formação específica, obedece a rigorosos critérios de exigência à semelhança dos que são usados nos países com quem a G.N.R. colabora activamente nas áreas da formação e em projectos ou missões conjuntas, como a Alemanha, França, Luxemburgo, Itália, Hungria,Grécia, China, etc.

Quando ocorrem avalanches e pessoas ficam soterradas ou perdidas na neve o cão se torna sua melhor chance de sobrevivência uma vez que nestas condições a velocidade do atendimento é crucial. Pessoas podem morrer de frio ou asfixiadas rapidamente sob a neve e os cães através de seu faro são os primeiros a encontra-las. O cão fareja a pessoa e começa a cavar a neve, indicando para as equipes de socorro sua localização.
Nesta modalidade, em nenhuma parte do mundo se desafia a supremacia dos terras novas. Em alguns casos o ladseer,raça próxima ao terra nova pode ser treinado para esse fim também, mas a maioria de todos os cães salva-vidas são mesmo terra novas. A realização do trabalho de salvamento aquático requer cães que, primeiramente gostem de água, sejam fortes o suficiente para arrastar alguém, além de nadadores possantes e resistência à águas frias.
O cão de salvamento aquático realiza funções de salva-vidas no mar, lagos e rios, também pode puxar pequenas embarcações encalhadas ou contra a correnteza e é utilizado como sentinela durante espetáculos náuticos, às vezes é utilizado para passagem de cabos de sustentação durante inundações. O cão pode levar uma bóia a quem está se afogando ou arrastar para a margem uma pessoa inconsciente ou enfraquecida. O cão pode auxiliar um salva vidas humano ou resgatar sozinho uma pessoa.
Os cães de escombros realizam uma tarefa semelhante à do cão de avalanches com a diferença que não atuam na neve e sim em desmoronamentos e desabamentos. A principal diferença é que as avalanches de neve, devido a suas características climáticas estão restritos à algumas regiões do mundo enquanto que desabamentos podem ocorrer em qualquer lugar exigindo um cão mais versátil para essa função. Os cães de escombros localizam e avisam às equipes de socorro a localização das pessoas soterradas e podem mesmo ser treinadas para avisar se as mesmas estão vivas ou mortas já que escutam o chamado das pessoas através dos escombros com sua audição apurada.
Os profissionais da área afirmam que o trabalho do cão nestes casos é indispensável. Os cães de escombros devem trabalhar sem se perturbar com o barulho gerado por máquinas como tratores e de sirenes que com certeza estarão presentes em grandes quantidades na ocasião de um desmoronamento causado por terremoto, incêndio, explosão ou deslizamento de terra. Pastores alemães, Labradores e Golden retriever são as raças mais utilizadas mas obviamente não são as únicas, pastores belgas, cães-lobo tchecoslovacos, berneses e até pit bulls são utilizados para esta função ao redor do mundo.


Quando acontecem desastres um dos maiores empecilhos para o salvamento de feridos e a localização dos desaparecidos é a falta de comunicação, os sistemas de telefonia entram em colapso dificultando o trabalho de resgate.
Pensando neste problema os designers Mary Huang, Laura Boffi e Li Bian estudantes do Copenhagen Institute of Interactive Design desenvolveram um colete eletrônico que possue diversas ferramentas de ponta e que foi especialmente desenhado para vestir cães de resgate.
Funciona assim: O cão é direcionado para a busca em uma determinada área, quando encontra um sobrevivente ele é treinado para se sentar. O acelerômetro do aparelho detecta que o cachorro esta em repouso e toca uma gravação.
A pessoa escuta a mensagem , clica no botão verde e pode gravar uma mensagem de video informando a sua localização e situação. O colete possui também um teclado e um aparelho GPS que grava a localização exata do encontro.
O cachorro retorna a base de operações e a equipe de resgate pode assistir e localizar os sobreviventes.
 
ALÉM DE SER O MELHOR AMIGO DO HOMEM, É SALVA VIDAS!!
http://tvpetonline.com.br/2010/03/04/caes-farejadores-salvam-vidas-no-chile/


Visão, faro e audição apurados são determinantes na hora de localizar as vítimas.


COMO É QUE PODEM TRATAR MAL ESTES ANIMAIS, QUANDO O CENTRO DA VIDA DELES É O HOMEM, FAZEM TUDO POR ELES, DEDICAÇÃO E AMIZADE INCONDICIONAL!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário