segunda-feira, 26 de setembro de 2011

OS MEUS 10 DEVERES COMO CIDADÃ PARA COM OS ANIMAIS QUE SE CRUZAM NA MINHA VIDA E PARA COM OS QUE ESTÃO NOS CANIS E GATIS!!


1º - QUANDO SAIU DE CASA E VEJO UM CÃO OU GATO ABANDONADO, DEVO TENTAR PERCEBER SE ESTÁ ABANDONADO, PERDIDO OU SIMPLESMENTE É ANIMAL DA VIZINHANÇA A PASSEAR, SE NÃO POSSO AJUDAR LOGO DEVO DE DEIXAR COM COMIDA (RAÇÃO) E ÁGUA!
2º - DEPOIS DE TER DEIXADO COMIDA AO ANIMAL, DEVO DE PROCURAR UMA SOLUÇÃO. ATÉ LÁ PODEMOS SEMPRE RECOLHER, TEMPORARIAMENTE NA GARAGEM, VARANDA, QUINTAL, ARRECADAÇÃO, WC, NA FAMÍLIA, AMIGOS, VIZINHAS,  ETC!

3º - ENQUANTO O TIVER, DEVO DE VER O SEU ESTADO DE SAÚDE!TRATAR AS FERIDAS E DESINFECTAR COM BETADINE, DESPARASITAR (QUE CUSTA 7EUROS A BISNAGA E DÁ PARA MAIS DE UMA VEZ)! E TRATAR DAS PULGAS!! 

4º - TENHO O DEVER DE  PROCURAR UM LAR DEFINITIVO PARA O ANIMAL, TENTAR RESOLVER NOS CONTACTOS DOS AMIGOS, FAMÍLIA E VIZINHOS, COMO FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO!! COLOCAR NA INTERNET NOS SITES DE ANIMAIS PARA TENTAR ENCONTRAR  UM DONO CINCO ESTRELAS E EM ULTIMO RECURSO...OS CANIS E GATIS, PORQUE ESTÃO CHEIOS!

5º - SE ELE TIVER DE FICAR NUM CANIL OU GATIL ( SEM SER DE ABATE) OFERECER-ME PARA APADRINHAR O ANIMAL, AJUDANDO ASSIM NA SUA ALIMENTAÇÃO!! A MAIORIA DAS VEZES NÃO CHEGA A 10EUROS POR MÊS! E NO FUTURO AJUDAR NA SUA ESTERILIZAÇÃO E CASTRAÇÃO SE FOR O CASO!!
6º - TENHO O DEVER DE AJUDAR TAMBÉM AS INSTITUIÇÕES DE ANIMAIS!! ELES SÃO RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE!! DE VEZ EM QUANDO DOAR RAÇÃO DE CÃO E GATO, AREÃO, LATINHAS DE PATÊ  PARA OS BEBÉS OU PARA OS CÃES IDOSOS!! DOAR MANTAS, TAPETES, MEDICAMENTOS, COLEIRAS PARA AS PULGAS, CASINHAS, CAMINHAS, PAPELÃO, ETC, ESTAS COISAS PODEMOS REUNIR COM A AJUDA DE ALGUNS AMIGOS, ENTRE MUITOS CUSTA MENOS E DOAMOS MAIS!! SE LEVARMOS FACTURA AS INSTITUIÇÕES PASSAM RECIBO PARA O IRS!!:o)
7º - TENHO O DEVER DE AJUDAR AS INSTITUIÇÕES, FAZENDO-ME SÓCIA ( 25EUROS ANO) NÃO CUSTA NADA AJUDA E TEMOS OS PREÇOS DE VETERINÁRIO MAIS BARATO PARA OS NOSSOS ANIMAIS!! TAMBÉM PODEMOS SER VOLUNTÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO OU APADRINHAR UM ANIMAL!!
8º - TENHO O DEVER DE MANTER A ZONA ONDE MORO LIMPA, APANHAR OS DEJECTOS DOS NOSSOS ANIMAIS, PARA BEM DA SAÚDE PUBLICA!! NÃO DEITARMOS , BEATAS, LATAS, SACOS, CORDÉIS,  PASTILHAS ELÁSTICAS, ETC, PARA O CHÃO POIS AS AVES E OUTROS ANIMAIS MORREM DEVIDO A ESTE LIXO!
9º - DEVER DE DENUNCIAR MAUS TRATOS A ANIMAIS!! LIGAR PARA A PSP, GNR!
Faça a sua denuncia no portal da SEPNA
10º . TENHO O DEVER DE AMAR E RESPEITAR TODOS OS ANIMAIS, COMO SE FOSSEM OS MEUS!! http://amoremiados.blogspot.com/2011/02/ser-protetor-nao-e-profissao.html
Quando um animal abandonado aparece para você ajudá-lo, alguma lição você tem para aprender. Se você for capaz de virar o rosto e seguir adiante, esta lição foi deixada para trás e lhe fará muita falta." Mauro Arruda

"Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Por isso, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar." ( Chico Xavier)

2 comentários:

  1. Mais que justo! Se todos tivessem essa conciência...

    Lambs do Pierre e da Tati!

    ResponderEliminar