segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"O ronronar do gato é uma das maiores recompensas em se criar estes animais"

O RONRONAR DOS GATOS É A SUA FORMA DE MOSTRAR QUE ESTÃO SATISFEITOS E FELIZES COM OS SEUS DONOS!!


 
Quando acariciamos um gato dócil, ele normalmente começa a emitir um agradável ruído, como um "motorzinho". A verdade é que este hábito ainda não foi totalmente compreendido pelos biólogos. 


O certo é que o ronronar não provém de cordas vocais. Estas servem para outros sons menos agradáveis do seu repertório - os miados e gemidos.


Quando um gato emite o característico ronronar de satisfação, pode-se sentir as vibrações que emanam da garganta. Dentro dela, juntamente com as cordas vocais, o gato possui um par de estruturas chamadas pregas vestibulares, ou falsas cordas vocais, e alguns cientistas acreditam que elas vibram quando o gato respira. É evidente que o ronronar exige muito pouca energia e o animal pode produzi-lo durante vários minutos seguidos.

 
No entanto, há quem diga que as falsas cordas vocais nada têm a ver com o ronronar e que é a sensação de prazer, que aumenta a turbulência no sistema circulatório do gato, que está na origem do fenómeno. Esta turbulência, segundo alguns cientistas, é maior onde o sangue flui numa veia excepcionalmente larga, situada no peito do animal. Quando os músculos à volta dessa veia se contraem, as vibrações provocadas pela turbulência são amplificadas pelo diafragma, antes de subirem pela traqueia e ressoarem na cavidade sinusoidal. Para os gatinhos recém-nascidos, que ainda não ouvem bem, sentirem as tranquilizantes vibrações do corpo da mãe é provavelmente mais importante que o ronronar.


 
Outra característica marcante da personalidade felina  é o famoso ronronar. Quem tem um gato sabe o quanto é gostoso ouvir o ruído tranquilizante da língua do “R”. Ele se expressa com repetitivos “Rsrrrrr...”, sonoros e aconchegantes, parecendo uma melodia de ninar. Na verdade, esta é a sua música. O prazer e a alegria que sente exteriorizam-se num prolongado “PURRR...”. Só que infelizmente, não é só de satisfação que ele ronrona, mas também por dor e solidão. Porém, é muito fácil identificar se é alegria ou insatisfação o que sente, pois quando ele faz este barulho perto do dono e procura aconchego, devemos aproveitar este momento, pois significa que quer compartilhar connosco deste momento de felicidade. 


 
Ao contrário, se ele se esconde e não quer conversa com ninguém, pára de se alimentar e procura estar sempre só, o ronronar comprova ser preocupante e logo um veterinário de confiança deve ser consultado. Por causa deste ruído, durante séculos, para o homem, o gato foi o vilão dentre os animais. É preciso desmistificar o fato de que o gato tem e causa asma. Pessoas menos informadas passaram tais informações e parece que estes tabus foram passados de geração à geração e muita gente, ainda hoje, em pleno ano 2000, não tem a companhia de um gato, só de medo de pegar tal doença.
  


Tudo por não saberem traduzir esta linguagem, sem ser igual, que só os felinos a possuem, que é o ronronar. O gato ainda sofre a injustiça do homem, por ignorância e falta de informação a respeito. Ninguém havia pesquisado sobre este som abafado, que é produzido pela dilatação de uma veia localizada próxima às cordas vocais, que vibra quando o animal está feliz ou doente. Logo, crendices populares repercutem facilmente, mas nem sempre são verdadeiras e a pesquisa científica está aí para provar o contrário. Gato faz bem à saúde dos humanos e pesquisas recentes comprovam que pessoas que convivem com animais e especificamente com o gato sofrem menos de “stress” e dificilmente morrem de infarto do miocárdio.


Mais do que um simples elemento de comunicação, o ronronado permite que o gato se tranquilize e também agrade a sua família humana e felina bem como a ele mesmo. O gato também o faz para estreitar as suas relações familiares; acalmar e fazer com que os seus filhotes durmam ou chama-los para comer; demonstrar seu estado emocional; demonstrar amizade e aprovação.
 

Quando os filhotes têm 2 dias de idade, começam a ronronar espontaneamente enquanto amam. Essas vibrações os ajudam os filhotes a se orientar, e servem para que a mãe saiba que o fluxo lácteo está correto e que está tudo bem... seria como o sorriso de um bebé. A medida que os filhotes crescem são chamados para comer com um ronronado forte e poderoso. Todos estes ronronados “comunitários” servem para criar e manter uma relação familiar estreita, especialmente importante nas primeiras semanas de vida, nas quais a necessidade de protecção por parte da mãe é absoluta.
 
Nos gatos adultos, o ronronado é utilizado algumas vezes como um sinal de submissão de um gato perante outro dominante. Nestes casos, a possibilidade de um ataque ou luta é reduzida através da distracção do agressor, ou estimulação em sua mente de sentimentos de paz e conciliação. Uma fêmea ronrona quase continuamente durante o cortejo e ato sexual.

 
Cada gato possui uma forma peculiar de ronronar, e ela varia amplamente de um para outro, tanto na intensidade como na situação que o induz. Alguns gatos, geralmente, ronronam de forma viva e entusiasmada; outros, por sua vez, só sussurram quietos e com discrição; há os que ostentam seus ronronados irregulares, ainda que não menos encantadores, ou bem cheios de gorjeios, sussurros, silvos e arquejos; finalmente estão aqueles que são tão discretos que o seu ronronado só pode ser detectado acariciando para sentir em sua garganta, mais do que escutando, as suas vibrações aveludadas.


Os gatos usam um ronronar específico para influenciar e manipular humanos, de acordo com um estudo feito na universidade britânica de Sussex.
Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Current Biology, ao contrário do ronronar normal, este outro incorpora um som com uma frequência parecida com o de bebés humanos. 


Karen McComb, que liderou o estudo, disse que a pesquisa foi inspirada em seu próprio gato de estimação, Pepo.
"Ele me acordava pelas manhãs com um ronronar realmente irritante", disse ela.
"Descobri que outros donos de gatos também passam pela mesma coisa."
Classificação.


McComb disse que esse tipo de som, ao contrário de fazer com que os gatos fossem expulsos, geralmente levava os donos a alimentarem os animais.
Para descobrir o mecanismo de "manipulação", a equipe de pesquisadores treinou voluntários para gravar todos os tipos de ronronar de seus gatos.
Os voluntários classificaram os sons emitidos pelos animais - alguns eram descritos como mais urgentes, enquanto outros foram classificados como mais agradáveis.
A equipe então relacionou os sons específicos à classificação dada pelos voluntários. Os resultados sugerem que os ruídos mais "solicitantes" estavam relacionados ao ronronar de frequência mais baixa.


"Quando tocamos as gravações para outros voluntários, mesmo aqueles sem experiência de gatos consideraram o ronronar ‘solicitantes’ mais irritantes e urgentes", disse ela.
"Os gatos conseguem produzir um ruído de baixa frequência usando os músculos de suas cordas vocais, estimulando-as a vibrar", disse ela.


"Acreditamos que eles aprenderam a exagerar dramaticamente isso quando sabem que vão gerar uma resposta humana", diz.
Estudos anteriores já haviam apontado semelhanças entre o ronronar dos gatos de estimação com o choro dos bebés humanos.


ADOPTE UM GATO E DESFRUTE DESTA SINFONIA DE AMOR E TRANQUILIDADE NOS GATOS!!

1 comentário: