terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ALGUNS PROBLEMAS QUE PODE ACONTECER COM OS ANIMAIS DOMÉSTICOS!!

Animais de estimação costumam ser comparados a crianças quando o assunto são as travessuras que aprontam longe dos olhos do dono. Alguns bichinhos vivem dando susto ao se envolverem em acidentes domésticos, como ingerir produtos de limpeza, engolir pequenos objetos e até pular da janela.
Não tem jeito, quem tem bicho em casa é responsável por ele e precisa manter vigilância constante, principalmente se forem filhotes.
“Acidentes não acontecem, eles são provocados. Existem situações em que há negligência até porque a pessoa não percebe que ali existe o risco.




Fraturas

A grande parte das fraturas acontece por causa de atropelamentos ou por conta de animais que pulam de muros ou janelas. Para evitar os problemas é importante que o dono mantenha sempre os cães na coleira quando saírem para passear. Manter as janelas fechadas ou com tela também é essencial, principalmente, para os gatos. Na hora de transportar os animais dentro do carro é indicado o uso de caixas específicas ou cinto de segurança, além de manter a janela do carro fechada.



Torção Gástrica

O problema é mais comum entre cães de grande porte e ocorre geralmente após os animais comerem uma elevada quantidade de alimento com rapidez e depois se exercitarem. Para evitar o problema basta dividir as refeições do cachorro para que ele não fique muito ansioso quando for receber a comida. Esperar alguns minutos para oferecer água após a ração e não permitir exercícios logo em seguida também diminuem o risco do problema.



Ingestão de objetos estranhos

Os animais são curiosos por natureza e tendem a ingerir brinquedos ou peças pequenas que encontram pelo caminho. O problema é que esses objetos podem ficar presos no estômago, garganta ou intestinos, podendo levar os pets à morte. Para evitar esse tipo de emergência ofereça brinquedos seguros para o seu cãozinho. Deixar o chão livre de meias, sapatos, roupas de baixo, entre outros objetos também é recomendado.


Intoxicação por inseticida

Boa parte das intoxicações por inseticida acontece por causa de donos bem intencionados que aplicam indevidamente os medicamentos nos animais. Cães pequenos e gatos são muito sensíveis e devem ter remédios exclusivos. Aplicar um anti-pulgas de cães em gatos, por exemplo, é extremamente prejudicial. O melhor a fazer é consultar um veterinário e se certificar da dosagem certa dos medicamentos.


Escoriações e traumas

Grande parte das escoriações e traumas sofridos é causada por atropelamentos e brigas entre os animais. Não permita que o seu cãozinho corra livre pela rua. Mantenha-o sempre na coleira e se na casa houver cercas ou muros, certifique-se que eles sejam altos o bastante para que os cães não pulem.


Ingestão de produtos de limpeza

O problema ocorre devido aos cães mastigarem as garrafas de produto de limpeza. Com isso eles acabam ingerindo o material químico, causando sérias intoxicações, podendo leva-los à morte. Para evitar o problema mantenha os produtos dentro de armários longe do alcance dos pets e tome cuidado redobrado quando estiver limpando a casa. Os cães podem até mesmo lamber o conteúdo de baldes e bacias quando o dono não estiver olhando.


Cortes
Cortes e arranhões são muito comuns em brigas entre os animais. Mas é bom o dono ficar atento às latas de alumínio jogadas no lixo ou até mesmo pedaços de vidro presos nos muros. É importante que o jardim também seja verificado com certa frequência em busca de objetos cortantes.



Engasgos
 
Pequenos objetos podem virar brinquedo e ser engolidos por acidente. Dependendo do tamanho, o animal pode sufocar


Choque elétrico
 
Animais, principalmente os cachorros, são atraídos por tomadas e fios soltos. O choque pode matar.
Fios elétricos são atrativos muito grandes para os cães, principalmente quando estão trocando os dentes. Verifique se não há nenhum quebrado ou lascado para não causar choques. Lembre-se também da parte de trás da geladeira, cachorros pequenos podem ficar escondidinhos lá roendo um fio e ainda por cima ficar entalado.


Cuidados a ter para não haver acidentes com os seus animais!!

1. Você, com certeza, vai evitar uma indesejável consulta ao veterinário se investir em uma casa à prova de acidentes. Isso inclui não deixar latas de lixo, roupas, sapatos e brinquedos ao alcance dos bichos. Uma atenção redobrada deve ser tomada com enfeites em cima de estantes e mesas, principalmente para os que têm gatos, que conseguem subir facilmente em locais mais altos.



2. Providencie alternativas para seus animais. Se você der a eles seus próprios brinquedos para morder, fios elétricos, meias, dentre outros, deixarão de ser tão apreciados. Apenas cuide para que os brinquedos sejam de um tamanho suficiente para que não possam ser engolidos acidentalmente.
Outra ingestão que pode causar problemas é a de plantas venenosas, retire os vasos de flores e plantas que vocIe sabe que não podem ser ingeridas. Ex: jibóia e comigo-ninguém-pode são plantas comuns de se ter em casa e são tóxicas.




3. Brinquedos coloridos, que fazem barulho e que permitem que o dono possa esconder algum petisco dentro são os que mais fazem sucesso com os cães exigentes. Caso os brinquedos não sejam muito atrativos, procure oferecer pedaços de couro de boi ou ossos vendidos em lojas de animais, específicos para cães. No caso de gatos, brinquedos com catnip dentro costumam entreter os bichanos por bastante tempo.



4. Supervisione seus animais. Mesmo com todos os cuidados, acidentes podem acontecer, e estar atento é fundamental para tomar uma atitude rápida caso precise salvar o bichinho de algum problema.
As piscinas  e vasos sanitários  (para animais pequenos) também podem ser perigosos. Eles podem cair dentro e não conseguirem sair. Feche a tampa do vaso toda vez que utiliza-lo.
    Janelas e varandas altas. Melhor colocar a rede de proteção ou deixar fechada quando você não está junto ao seu cão. Muitas fraturas acontecem quando pulam de janelas altas.
Você conhece seu cão melhor do que ninguém. Antecipe-se e previna possí­veis acidentes domésticos



5. Pratique exercícios regulares com seus animais. Procure agendar diariamente um horário para interagir com o bichinho, assim ele gastará mais energia e dificilmente vai procurar morder ou engolir objetos indesejados. Isso porque esse comportamento é típico de animais entediados.


Dicas para evitar sustos

- Mantenha todos os produtos de limpeza fora do alcance do animal. Remédios esquecidos pela casa podem ser fatais


- Tome cuidado também com os alimentos que podem fazer mal, como chocolate e ossos de frango


- Feche o acesso a espaços estreitos, como a área atrás da geladeira, onde um filhote ou cachorro pequeno possa entalar

Deixe os fios elétricos fora do alcance das dentadas de cães curiosos

Se tiver piscina ou tanque destampado em casa, tome cuidado para o animal não cair dentro

- Isole as plantas da casa, principalmente se alguma for tóxica, como jibóia e comigo-ninguém-pode

- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário. Um filhote pode morrer afogado se cair dentro e um animal adulto pode se intoxicar bebendo água tratada com produtos químicos


- Evite deixar velas acesas se não é possível permanecer no recinto. Gatos são atraídos pelo calor do fogo

- Coloque rede de proteção em janelas e varanda. Não permita o acesso de animais à laje

Mantenha objetos pequenos como moedas, botões e pregos bem guardados

1 comentário:

  1. Muito interessante mesmo... ainda bem que eu nunca sofri nenhum acidente... hehehe
    Mas mamãe sempre cuida também...

    Beijos

    ResponderEliminar