terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PORQUE OS CÃES E GATOS FOGEM DE CASA??!!



Um dos principais receios para quem cria animais domésticos como cães e gatos é a fuga. Quando isso acontece os donos ficam desesperados e imaginando as piores tragédias com seus animais. Alguns donos não perdem tempo e saem à busca de mil maneiras, circulando pela vizinhança, perguntando, colando cartazes de procura-se em postes, fazendo faixas e até oferecendo recompensas. Quando o dono é criança a coisa é ainda pior, mexe com os sentimentos de forma profunda e a criança se desespera e acaba ficando doente.


Por que cães e gatos fogem?

São muitos os motivos. No caso dos cães os principais são: não se sente muito apegado ao dono por motivos que vão da indiferença aos maus tratos por parte deste, criado acorrentado, sente falta de liberdade e principalmente por motivo de procriação no cio. Este último fator é o mais terrível.


Quando o cão foge para acompanhar alguma cadela ele se esquece totalmente do sentido de orientação e chega a ir muito longe sem se preocupar com o caminho de volta. Não há quem não tenha visto um bando de cães seguindo uma cadela pelas ruas totalmente despreocupados com o caminho que estão seguindo. Quando o cio termina normalmente estão muito longe de suas casas e sem saber como voltar.

Nos outros casos, em que o cão sai para dar um passeio por falta de liberdade, há inúmeros casos em que ele volta espontaneamente variando num período de algumas horas para alguns dias.



Onde procurar animais que fogem?
Levados pelo instinto, os animais procuram fugir das ruas barulhentas e procuram ruas calmas e sem movimento, terrenos baldios, parques ou pequenos matagais quando existem nas proximidades. Portanto, esses são os melhores locais para procurá-los. Quando se trata do cio, no caso dos cães, eles não ligam muito para os ruídos ou perigos e permanecem em ruas movimentadas aos bandos sem dar a menor atenção ao que se passa ao redor. Os gatos são mais reservados, normalmente procuram lugares sossegados ou os telhados.


No caso dos gatos o que os fazem fugir são dois motivos; a caça e o cio. O gato por natureza é mais caçador e curioso. Assim, gosta de procurar locais como terrenos baldios ou parques para explorar. Depois de matar sua curiosidade na maioria das vezes volta. O cio também é o grande atrativo para os gatos e chegam a ir longe, contudo esses animais tem um sentido de território melhor que os cães e costumam voltar de grandes distâncias. Também enfrentam menos perigos, pois ao contrário dos cães que andam pelas ruas, os gatos fazem trajetos incríveis sempre evitando as ruas, isto é, por cima dos telhados e muros.


O que fazer para evitar fugas?
O primeiro passo tanto para cães quanto para gatos é a castração. Evita o mais drástico motivo de fuga que é o cio. Restam então alguns outros passos: para os cães, quando soltos no quintal, manter o portão bem fechado e evitar brechas ou buracos nos muros. Quando acorrentados, manter uma guia por onde a corrente possa deslizar e permitir o cão ter mais liberdade. Bons tratos é também muito importante para que o cão tenha vínculo com a família. Levá-los a passear de vez em quando. É bom que o cão conheça todas as redondezas, pois inclusive se um dia fugir, depois de matar a curiosidade, logo ele encontra o caminho de volta. O ideal é sair com o cão muitas vezes deixando-o acostumar-se com a rua, com o quarteirão e com o bairro, assim saberá voltar.


No caso dos gatos,como não é possível levá-los a passear nem necessário, pois o trajeto de seus passeios não é feito pelas ruas, o melhor depois da castração é dar-lhes uma boa vida sempre com um local aconchegante, boa comida e água fresca. Os gatos sempre marcam muito o local onde são criados, assim por mais longo que seja o passeio, voltam sempre! 




Cães fujões viram cães de rua

Boa parcela dos cães de rua surge entre os que fogem de casa e não conseguem encontrar o caminho de volta ou mesmo não se interessam mais em voltar. O cão depois de algum tempo perdido, aos poucos vai se adaptando ao novo meio. Quando fica faminto, logo percebe através do faro que não é tão difícil encontrar alimentos. Rasgando alguns sacos de lixo logo encontra o que procura. Para sorte dos cães, o lixo do Brasil é um dos mais ricos do mundo. As pessoas desperdiçam muito os alimentos. Com o tempo o cão também descobre os melhores locais para dormir, aprende a atravessar as ruas, usar a faixa de pedestres e habitua-se ao convívio com outros cães na mesma situação. Há até cães de rua em boas condições que aparentam não desejar outra vida.


Quando um gato desaparece por algumas horas ou mesmo todo o dia não há com que preocupar-se, logo ele estará de volta. Pode acontecer também do gato em suas andanças entrar em alguma casa ou comercio e quanto resolver sair encontrar as portas fechadas deixando o bichano trancado por um dia, uma noite e às vezes até dias.

Cães comunitários

Entre os que fazem das ruas sua morada há uma classe bastante privilegiada, são os comunitários. Cães que de alguma forma conquistam pessoas de uma determinada rua ou quarteirão que os passam a cuidar e alimentar sem, entretanto adota-los definitivamente. Esses tem tudo que precisam, além da grande liberdade, alimentos e mimos de muitas pessoas. 


Eles fogem por comportamentos reprodutivos (para achar fêmeas no cio ou machos), para aumentar/garantir o território e por puro hábito.
As gatas fogem de casa por causa do cio, para procurar acasalamento.
Os gatos fogem de casa quando se apercebem que existe uma gata com o cio no exterior
 

Fazer Amigos
Um cão é o melhor tipo de “quebra-gelo”. Ele não tem nada contra encontrar estranhos (cães ou pessoas) e dizer “olá”. Pessoas tem uma maior probabilidade de parar e conversar quando você tem um cão. Se elas tem um cachorro também, é um laço instantâneo. Muitos casais felizes contam histórias de como seus cães os uniram. Que outra forma melhor de conhecer um pretendente? Os cães  são famosos pela sua habilidade em julgar o caráter


Estudo cientifico mostra que os gatos são fieis à casa e não aos donos, tem pessoas que mudam de endereço e o gato continua frequentando a mesma casa sendo com famílias diferentes.


Amor...carinho...
O maior atributo de todos sobre um cão é a enorme capacidade de dar amor. A enorme capacidade de observação de um cachorro conta para ele quando estamos felizes e quando estamos tristes. E quando estamos tristes, um cachorro tenta de todos os jeitos nos deixar felizes. Os cães não ligam para como somos fisicamente, quanto dinheiro temos e que tipo de casa vivemos. A única coisa que importa é que dividimos a vida com eles. É claro que nem todos os cães ainda servem para seu objetivo original, mas pelo caminho eles adquiriram.


Devido ao seu censo de individualidade e auto dependência, os gatos por sua natureza são independentes eles vem ao mundo assim, percebe que eles não fazem festa quando nós chegamos só aparecem na hora de comer e que nunca ouvimos falar que um gato morreu defendendo a sua casa, contrario do cão !
assim sendo não é a toa que o cachorro é o melhor amigo do homem e não o gato!!

Os cães conseguem farejar e achar o caminho para casa.

10 razões para ter gato 
 
Gatos são independentes 
Eles não ficam a toda hora atrás de você querendo atenção, pulando em cima de você, lambendo você. Eles sabem se virar sozinhos pois não são carentes como os cães. E são exímios caçadores!

Gatos são inteligentes 
Eles são muito espertos. Eles sabem quando os donos estão tristes e quando querem ficar sozinhos. Eles sabem respeitar o seu espaço.

 Gatos são fofinhos 
São verdadeiras bolinhas de pêlos. Eles são viciantes demais!

 Gatos são limpos: Eles mesmos se limpam, e fazem suas necessidades no local certo. E não precisam tomar banho com a mesma frequência que os cães.

 Gatos são cheirosos 
 Sim, eles não tem aquele cheiro forte que os cães tem.
 Gatos não destroem a sua casa: Eles são comportados, e não fazem bagunça. Para evitar que eles arranhem suas cortinas ou móveis, você pode construir, por exemplo, um arranhador para gatos.

 Gatos são super carinhosos 
Eles adoram se esfregar em seus donos e soltar aquele ronronar delicioso. Parecem motorzinhos em ação.
 Gatos escolhem os seus donos
 Muitos dizem que é por necessidade, mas é  pura afinidade mesmo. Tudo vai depender de como eles são tratados.


Gatos são companheiros 
Eles adoram ficar nos colos de seus donos. E também eles adoram dormir com eles.

 Gatos adoram brincar 
 Qualquer coisa é motivo para eles se divertirem, seja uma bolinha de papel ou um objeto pendurado em um fio.







9 Razões para ter um cão

Companheirismo
Os cães são eternos companheiros e desejam estar sempre presentes, sempre com o dono.

Toque
Os humanos têm necessidade de mostrar afecto através do toque e sentirem também esse afecto. Afagar um cão é reconfortante para os donos.

Actividade
Os cães têm exigências que são saudáveis para os humanos. Passeios diários são um óptimo exercício.

Aceitação
Os cães são animais leais que se entregam aos donos de forma devota, aceitando-os com todos os seus defeitos.

Segurança
A presença de um cão é muitas vezes inibidora para intrusos, o que faz com os donos se sintam mais seguros em casa ou mesmo na rua.

Partilha
Por serem companheiros, por aceitarem o dono tal como ele é, os donos partilham as suas vidas com os cães. Grande parte dos donos fala com eles, contando como correu o dia, os problemas no trabalho ou os segredos da adolescência.

Ligação à sociedade
Os cães não quebram o isolamento dos donos por apenas lhes darem companhia. Os cães são também uma óptima forma de “quebrar o gelo”, meter conversa com o vizinho ou um desconhecido.

Ligação à natureza
Nas zonas urbanas, a ligação com a natureza é muito ténue. A presença de animais ajuda a sentir uma ligação mais forte com a natureza. Muitas vezes, por terem de passear os cães, os donos escolhem ir até zonas menos urbanizadas e mais verdes.

Filosofia de vida
Não se pode dizer que os cães tenham uma filosofia de vida, mas vivem de acordo com as necessidades do momento e ultrapassam os problemas mais facilmente do que os humanos. Esta forma de estar acaba por influenciar o dono com uma alegria contagiante.

Uma atitude consciente A decisão de adopção de um animal deve ser resultado de uma profunda reflexão consciente sobre a capacidade e vontade real de satisfazer as necessidades primárias a que um animal obriga.Neste contexto, adoptar um animal por impulso, simplesmente para satisfazer um desejo primário


Antes de tomar a decisão de adoptar um cão deverá responder honestamente às seguintes perguntas:


1. Quero um cão porque me sinto sozinho e quero colmatar essa solidão?
2. Quero um cão porque o meu filho ou filha mo pede, mas mais ninguém na família o quer?
3. Tenho espaço em casa para este novo membro?
4. Tenho tempo para tratar dele, para o ensinar, mimar, brincar e ir ao veterinário quando necessário?
5. Tenho disponibilidade financeira para este novo membro, quer em termos de enxoval, quer em termos de cuidados médicos (sejam as vacinas anuais ou uma possível cirurgia, caso surja essa necessidade)?
Se depois de meditar sobre estas questões considera que está apto a adoptar um cão, então seja benvindo ao maravilhoso mundo daqueles que se abriram ao amor de um cão!

EU AMO E RESPEITO OS ANIMAIS

1 comentário: