segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ANIMAIS NA CALÇADA...RUA...MITOS E VERDADES!!

É errado o conceito de que a ESTERILIZAÇÃO  só deve ser feita em cadelas de rua. Se o dono não tem intenção de acasalar sua fêmea, seja ela de raça ou não, é desnecessário enfrentar-se cios a cada 6 meses, riscos de gravidez indesejável e, principalmente, de doenças como câncer de mama e piometra. A esterilização garante uma vida adulta bastante saudável para as fêmeas e bem mais tranquila para os donos.


VERDADES
O cão tem ciúmes.  Os cães demonstram claramente ciúmes em relação a pessoas ou em relação a seus congeneres. É especialmente notório quando um novo elemento (outro cachorro) entra na família.

Os animais de rua são sujos e tem doenças?

MITOS
Por muitas vezes já vi crianças que queriam fazer carinho em um animal de rua e a mãe puxou essa criança bruscamente dizendo: “Não faça isso, cão de rua tem doença!”
Isso aconteceu comigo certa vez. Estava na praça com meus dois bichos de estimação da qual foram adotados e uma criança veio brincar com eles. Ela chegou a me fazer algumas perguntas e quando eu disse que eles eram de rua e tinham sido adotados a criança comentou: “Mas não pode pegar animal de rua, porque tem doença”. Pois é crianças, todos nós crescemos com essa educação, exceto por algumas mães que proporcionaram uma educação mais consciente, mas como dizem que mãe é tudo igual, acredito que muitos de nós cresceram ouvindo isso e mesmo que não queremos essas informações estão no nosso sub-consciente.

 Prevendo o comportamento animal: os cães de rua tem comportamentos imprevisíveis e os cães de raça tem o comportamento baseado no comportamento da raça.

Os cães de raça trazem em seu código genético determinadas doenças, eles também trazem consigo algumas informações características acerca do comportamento. Todos nós sabemos que um cão da raça Rotwailler geralmente é mais agressivo que um cão São Bernardo, por exemplo, mas vale ressaltar que existem exceções. Um cão da raça Dogue Alemão pode apresentar um temperamento tranquilo até demais. O cão que seria seu cão de guarda acaba virando apenas seu companheiro. E que companheiro! Imagine um companheiro que em pé alcança dois metros?

MITOS
A castração deixa o animal bobo e preguiçoso. 
Deve-se esperar minha cadela ou gata entrar no cio, ou ter filhotes, antes de castrá-la. 
"A castração mutila o animal, é uma cirurgia cruel!"
Falso. A cirurgia de castração é simples e rápida e o pós-operatório bastante tranquilo, principalmente em animais jovens. É utilizada anestesia geral e o animal já está ativo 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma consequência maléfica para o animal que continua a ter vida normal.







VERDADES
O animal deve ter os dentes bem tratados para a prevenção de tártaros e doenças cardíacas. Resíduos alimentarem formam placas bacterianas que dão origem ao tártaro e se forem ingeridas podem causar doença cardíaca. Os animais devem comer ração e terem os dentes limpos com escovação.
As cadelas podem ter filhotes de machos diferentes em uma única ninhada. Isto se deve ao fato de ovularem várias vezes e em dias diferentes




VERDADES
Gatos brancos de olhos azuis podem ser surdos. Apenas 30% deles possuem esta deficiência.
O gato pode contrair doenças se brigar ou ter contato com gatos de rua. Essas doenças podem ser contraídas através da saliva ou mordidas, tais como a Leucemia Viral (FeLV) e a FIV (AIDS felina). A vacina da leucemia viral deve ser tomada como medida preventiva para gatos que tenham qualquer tipo de contato com outros gatos.



Moro num apartamento e então preciso de um filhote que ficará pequeno enquanto adulto. Posso prever o tamanho de um filhote de raça, mas de um vira-latas, não!!

VERDADES
Infelizmente os veterinários não conseguem com precisão saber o tamanho do filhote de vira-latas enquanto grande. Isso deve-se ao fato de que o filhote vem de muitas misturas e raramente se conhece os pais. No máximo eles podem averiguar que o filhote poderá ter padrão de pequeno a médio, médio a grande. Geralmente os vira-latas são de porte médio. Caso você realmente precise de um animal pequeno por morar em apartamento, por exemplo, não arrisque caso não possa ficar com o animal depois se o mesmo crescer. Devolver um animal adotado por esse motivo pode gerar grande stress para o mesmo. Uma ótima alternativa para quem adotar são os cães adultos, pois esses já estão em seu porte final. Além dessa alternativa, você também poderá adotar um gato, pois esses sempre ficam de porte pequeno. E não vale dizer que não gosta de gatos.

VERDADES
"A castração evita câncer na fêmea"
Verdadeiro. As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão.




Se eu adotar um animal de rua adulto, não conseguirei educá-lo pois eles só aprendem coisas enquanto são filhotes
MITOS
Assim como nós aprendemos as coisas de forma mais fácil enquanto estamos no período de aprendizado, os animais como cães e gatos também, porém assim como nós, também podem aprender novas coisas ao decorrer de suas vidas. Ao adotar um animal adulto devemos estar cientes que esses já foram habituados a um certo tipo de costume e por isso devemos ter paciência para reeducá-los. Além disso, muitos já passaram por algum tipo de mau-trato e por isso carregam consigo diversos traumas. É preciso ter muita paciência nesses casos, pois o animal poderá parecer muito medroso, arisco ou desconfiado e a confiança só virá com o tempo quando eles perceberem que apenas estamos querendo dar carinho, amor e bons tratos.
Quando fui voluntária vi muitas devoluções acontecendo e acredito que isso se dá para o fato de que quando adotamos um animal, às vezes esquecemos que eles são como nós, ou seja, tem memórias e sentimentos. Precisamos ter muita paciência com o animal que adotamos e aceita-los como são, pois muitas sequelas continuarão por sua vida toda. Recomendo que antes de adotar um animal adulto tente verificar seu comportamento. É possível perceber se o animal é mais calmo ou mais agitado, mais sério ou mais brincalhão, mais desconfiado ou mais confiante, mais agressivo ou mais manso. Dessa forma evitamos adotar um cão manso para o papel de cão de guarda, por exemplo. Sempre que possível, tente passar um tempo com o animal que pretende adotar. Não haja somente pela emoção. Lembre-se que o animal que você escolher irá ficar contigo em média 15 anos da sua vida.

VN:F [1.5.8_856]

VERDADES
Cães e gatos podem tomar banho quando filhotes, mais alguns cuidados devem ser tomados, esses animais são muito sensíveis as mudanças de temperatura antes dos 60 dias de vida. O banho deve ser morno e o animal deve ser completamente secado.

Para quem leu Marley e Eu, se divertiu e chorou com a aventura de uma família que tinha um labrador com comportamento fora do padrão da raça pode perceber que raça não é documento quando o assunto é comportamento.
Geralmente os filhotes de animais em geral acabam adaptando-se conforme educação que recebem e também de acordo com o comportamento do próprio dono. Portanto mais importante que nos preocuparmos com as características comportamentais de nosso animal, devemos nos preocupar com a educação que lhe daremos todos os dias.





VERDADES

Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa
Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de uma ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa.



Caso você encontre um animal de rua precisando de cuidados, avise as instituições e associações de animais  mais próxima ou um voluntário independente. Caso queira você também poderá resgatar o animal. Para isso certifique-se de tomar todas as medidas de segurança necessárias, tais como estar em dia com as vacinas, principalmente anti-raiva. Antes de resgatar o animal, tente uma aproximação mais lenta, para que o animal não se assuste e fuja. Caso precise peça ajuda aos bombeiros para resgates mais difíceis. Comece fazendo a sua parte não ignorando o problema. Denuncie os maus tratos e ajude os animais.


MITOS
"O macho castrado não tem interesse pela fêmea"
 Falso. Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea no cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.
A castração deixa o animal gordo"
Falso. A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso será mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.

Por que se deve esterilizar as fêmeas?

1. Evitar acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação.
2. Evitar câncer em glândulas mamárias na fase adulta.
3. Evitar piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas.
4. Evitar episódios frequentes de "gravidez psicológica" e suas consequências como infecção das tetas.
5. Evitar cios.
6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças)

É errado o conceito de que a castração só deve ser feita em cadelas de rua. Se o proprietário não tem intenção de acasalar sua fêmea, seja ela de raça ou não, é desnecessário enfrentar-se cios a cada 6 meses, riscos de gravidez indesejável e, principalmente, de doenças como câncer de mama e piometra. A castração garante uma vida adulta bastante saudável para as fêmeas e bem mais tranquila para os donos.


Por que se deve castrar os machos?

1. Evitar fugas.
2. Evitar o constrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.
3. Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).
4. Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.
5. Evitar tumores testiculares.
6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças).

Se levarmos em conta quantas vezes um animal macho terá oportunidade de acasalar durante toda a sua vida reprodutiva, seria mais conveniente diminuir sua atração sexual pelas fêmeas, através da castração. O animal "inteiro" excita-se constantemente a cada odor de fêmea no cio, sem que o acasalamento ocorra, ficando irritado e bastante agitado, motivando a fuga de muitos. O dono precisa vencer o preconceito, algo que é inerente aos humanos apenas, e pensar na castração como um benefício para seu animal







http://www.animaisderua.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário