quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CUIDADOS A TER COM OS CÃES IDOSOS!!!


Cuidados com os Velhinhos

A velhice afecta os cães, da mesma forma que influencia o comportamento e saúde dos humanos. É importante conhecer os sinais de velhice do seu animal para que possa reconhecer sinais de doença ou simplesmente ajustar brincadeiras e atitudes às mudanças pelas quais o cão está a passar.
Antigamente era raro ver um cão realmente idoso nas ruas. Todavia, após anos de pesquisa veterinária, pode-se afirmar que, actualmente, 40% dos cães atinge facilmente a terceira idade, ou seja, vive mais de 7 anos. Entre os factores decisivos para esse aumento da longevidade canina estão os melhores cuidados que os cães recebem de seus donos, a melhor assistência veterinária, alimentação balanceada e adequada aos estilos de vida dos cães e esquemas mais aprimorados e eficazes de vacinação.

Os cães têm diferentes ritmos de envelhecimento. Ao contrário dos humanos, que têm um período alargado de infância, adolescência e velhice, os cães vivem a grande maioria das suas vidas no estado adulto.
Os cães de porte grande têm uma esperança média de vida menor e podem ser considerados idosos aos 6/8 anos. Os cães de porte pequeno vivem geralmente até mais tarde e por essa razão, os sinais de velhice surgem também mais tardiamente.
Quando chega a idade é preciso prestar atenção às mudanças de hábitos do seu velhinho. Elas podem indicar o início de problemas de saúde. E olhe que os cães são peritos em esconder dos donos o seu sofrimento! Nesta altura é conveniente visitar o veterinário não apenas uma vez ao ano para as vacinas, mas semestralmente, a fim de despistar qualquer problema mais frequentes da terceira idade.
Com o envelhecimento dos cachorros o metabolismo fica mais vagaroso, a artrite chega, o sistema imunológico cai, a visão e a audição são prejudicadas, e o controle das funções excretoras se perde. Outra mudança está no temperamento do animal. Ele fica mais "rabugento", perde a disposição de antes para brincar e passa a se irritar com mais facilidade com crianças e cães mais jovens.
À medida em que envelhece, você notará mudanças na aparência e vitalidade dele. 
  

Perda dos Dentes 

Deve-se dar uma atenção especial à saúde bucal dos animais mais velhos. Com a idade eles começam a perder os dentes e a desenvolver mau hálito. Quanto mais cedo você cuidar dos dentes de seu cão, mantendo-os limpos e livres do tártaro, menor será a possibilidade dele vir a ter problemas bucais.
As gengivites também se tornam mais comuns com a idade, dificultando a alimentação. Seu veterinário pode orientá-lo quanto à escovação e limpeza dos dentes, com escova e creme de dente próprios para esta idade.



Cegueira


Um cão idoso com deficiência de visão deve ser auxiliado para se adaptar ao seu novo estilo de vida. Consultar o veterinário é importante para avaliar a extensão do problema de seu cachorro. Você pode ajudar o seu amigo avaliando as condições do ambiente e ajustando-as para melhor comodidade dele. Provavelmente o animal está habituado com a posição dos móveis da casa, portanto, mudar a mobília prejudicará o seu velho companheiro, fazendo com que ele dê algumas "trombadas", podendo até se ferir.


 
 Surdez
O seu velho amigo provavelmente terá dificuldades na audição. Ele não atenderá com a mesma frequência de antes aos seus chamados, parecendo não estar lhe escutando. O veterinário poderá constatar se o seu animal de estimação perdeu completamente ou parcialmente a audição. Caso seja confirmada a surdez, existem outras maneiras para se comunicar com ele, como através de sinais com as mãos e toques. Cães que perderam a audição não devem ser acordados subitamente, nem serem surpreendidos pelas costas, pois podem se assustar e ter reações violentas.

 
Artrite
A artrite pode fazer com que um cão idoso tenha dificuldades em fazer certos movimentos. Por exemplo, quando ele tenta se levantar e não consegue, principalmente quando em repouso por um longo período. Ele também pode começar a mancar enquanto caminha, necessitando de auxílio para entrar e sair de veículos e para subir escadas. Isso não significa que ele não poderá praticar exercícios, essenciais para o animal nessa fase da vida. Esses problemas de locomoção causados pelas dores podem ser aliviados com remédios receitados pelo veterinário.
 

Incontinência Urinária

À medida em que o seu cão envelhece ele terá a necessidade de se aliviar com maior frequência. Em alguns casos, o cão pode desenvolver uma incontinência urinária, sendo necessário forrar a cama dele com plástico ou material lavável. Manter um ambiente favorável para o seu cão idoso é muito importante.
 

Obesidade

É um dos maiores riscos à saúde no cão idoso . A tendência dos animais idosos de engordar é o resultado da mudança no metabolismo, ao mesmo tempo em que o nível de actividade deles diminui. A obesidade não é um sinal de saúde, ao contrário, é bastante perigosa para as articulações, coração e outros órgãos do cão idoso.
Você vai notar um aumento na intolerância ao frio e ao calor. Isto acontece porque o seu cão está produzindo menos hormônios que ajudam na manutenção da temperatura do corpo.

Problemas de Pele


Com a idade avançada, os problemas de pele começam a aparecer devido à diminuição da elasticidade e o aumento do tempo para cicatrização de cortes e feridas. A queda de pêlos aumenta devido ao enfraquecimento dos folículos pilosos. O sistema de defesa da pele diminui permitindo o aparecimento de tumores.



Perda dos Sentidos

Na terceira idade, os sentidos como a visão, olfacto, paladar e audição vão diminuindo gradactivamente. Alguns animais se adaptam muito bem a estes problemas, embora o apetite diminua quando o paladar e o olfacto se reduzem. É necessária uma dieta altamente nutritiva e balanceada. Algumas doenças dos olhos, como o glaucoma e catarata são mais comuns em cães idosos, bem como tumores e infecções.
Se o animal não for castrado, vários problemas reprodutivos podem aparecer. Infecções no útero são particularmente comuns em cadelas idosas intactas, tanto em cães como em gatos. Nos machos podem aparecer tumores nos testículos e na próstata. O animal idoso vai permanecer fértil mesmo em idades avançadas, e gravidez nesta idade é altamente perigosa.




TODOS TÊM DIREITO A ENVELHECER COM DIGNIDADE, PROTEJA E CUIDE DOS SEUS PATOLAS IDOSOS!! 

    Sem comentários:

    Enviar um comentário