quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CÃES E GATOS DE RUA...TRISTE REALIDADE PORTUGUESA...AJUDE A MODIFICÁ-LA ADOTANDO E ESTERILIZANDO!

Triste Realidade Portuguesa 

Em Portugal, a população de cães e de gatos cresce descontroladamente dia após dia. Este aumento resulta não só das ninhadas de animais que vivem nas ruas, mas sobretudo das ninhadas geradas por animais ao cuidado de alguém. Infelizmente, são ainda demasiadas as pessoas que não se importam que os seus animais se reproduzam ou que permitem que os seus animais não esterilizados passeiem sozinhos, dando assim azo a que estes se reproduzam com animais de rua e dêem origem ainda a mais animais errantes.

 
 O destino dos animais destas ninhadas é quase sempre incerto.
Muitas ninhadas nascem nas ruas, algumas ninhadas são mortas por afogamento (situação ainda muito comum no nosso país), outras ninhadas são “despachadas” para adoptantes irresponsáveis e outras ainda são cobardemente abandonadas. Uma coisa é certa: trata-se de um círculo vicioso. A maioria destes filhotes vai também reproduzir-se e dar origem a mais filhotes que terão igualmente um destino incerto. A história repete-se vezes sem conta, resultando em mais animais nas ruas, mais animais abandonados, mais animais vítimas de abuso e maus-tratos, mais animais atropelados e mais animais abatidos nos canis e gatis municipais.
 Infelizmente, por maior que seja o nosso esforço, são muito poucos os animais que nascem com a sorte de conseguirem um bom lar
  (são muitos mais os animais do que os lares para os acolher). Milhares de animais são abatidos todos os anos em canis e gatis municipais, simplesmente porque ninguém os quer. A grande maioria dos animais que são mortos não são idosos, não estão feridos, não estão doentes nem são anti-sociais. Muito pelo contrário, são jovens, bonitos, dóceis e brincalhões. Outro lado desta negra realidade são os milhares de animais que morrem todos os anos nas ruas devido a fome, abandono, envenenamento, atropelamento, temperaturas extremas e maus-tratos.
 
As associações portuguesas de abrigo a animais sentem-se elas próprias impotentes para dar resposta ao problema da superpopulação de animais de companhia, pois encontram-se (na sua esmagadora maioria) sobrelotadas e sem condições para acolher mais um animal que seja.
 
Não será mais racional e humano evitar-se o nascimento de tantos animais?
  A esterilização é a forma mais eficaz de combater este problema pela raiz, evitando que nasçam ainda mais animais, apenas para morrerem depois de muita dor e sofrimento. Neste momento existem centenas de milhar de animais em Portugal que esperam ansiosamente a oportunidade de terem uma família. Não faz nenhum sentido deixar nascer ainda mais animais sem que tenhamos antes ajudado aqueles que já estão nas ruas ou nos abrigos e nos canis/gatis municipais a aguardar a possibilidade de terem uma família.
  
A superpopulação de animais de companhia 
, ou seja, a existência de um número muito mais elevado de animais do que de famílias dispostas a acolhê-los, tem como consequência o sofrimento e extermínio anual de muitos milhares de animais em Portugal. Esta situação não se resolve com mais albergues para animais nem com mais campanhas de adopção. O problema tem de ser atacado pela raiz: educando as pessoas para que impeçam que os animais se reproduzam e para que os esterilizem.
 Os cães e os gatos foram seleccionados pelo Homem ao longo de milhares de anos para terem as características que hoje têm e tornaram-se dependentes de nós para sobreviverem. Nós, humanos, somos os únicos responsáveis pela superpopulação de animais de companhia e temos o dever de resolver este problema que nós próprios criámos.
 
 A magnitude do problema da superpopulação explica-se em parte pelas elevadíssimas taxas de reprodução dos gatos e dos cães. 
Segundo a WSPA (Sociedade Mundial Para a Protecção dos Animais), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, poderá dar origem a 6000 descendentes; uma gata, em apenas 2 anos, poderá deixar 2000 descendentes
 
A esterilização é a forma mais eficaz de lutar contra o gravíssimo problema da superpopulação de animais de companhia e os inúmeros problemas associados um círculo vicioso de reprodução irresponsável, negligência, abandono, maus-tratos, morte por atropelamento e abate em canis/gatis municipais.
A forma como o Estado e os Municípios lidam com o problema consiste em abater os animais que ninguém quer, uma solução que, além de desrespeitar em absoluto a dignidade dos animais, é completamente ineficaz. 
De acordo com um relatório de 1990 da Organização Mundial de Saúde, “a remoção e abate de cães nunca deverá ser considerada a forma mais eficaz de lidar com um problema de excesso de população de cães na comunidade: não tem efeito sobre a causa raiz do problema, que é a sobre-reprodução dos cães”. O mesmo relatório conclui que “a longo prazo, o controlo da reprodução é de longe a estratégia mais eficaz de gestão da população canina”.
 
A Associação Animais de Rua nasceu pouco a pouco, quase sem que déssemos por isso.
  Em 2005, um grupo de amigos juntou-se com o objectivo de angariar fundos para esterilizar uma colónia de gatos de rua que vivia em condições muito precárias na cidade do Porto. Conseguiram-se os fundos e todos os gatos da colónia foram esterilizados e desparasitados. A diferença na qualidade de vida daqueles animais, antes magros e feridos por causa das lutas territoriais e ninhadas sucessivas, e agora bem-nutridos e de pêlo brilhante, fez-nos desejar poder melhorar dessa forma as vidas de mais animais de rua. Conhecíamos cada vez mais casos de ninhadas afogadas ou enterradas vivas, de crias a morrer atropeladas ou vítimas de doença e, por isso, decidimos criar um grupo de trabalho para esterilização de animais de rua ou carenciados.
 
Idealmente, a Associação Animais de Rua não deveria existir. Num mundo ideal, todos os animais de companhia teriam direito a viver num lar
 protegidos das condições climatéricas adversas e dos perigos da rua. Mas, como sabemos que no nosso país estamos ainda, infelizmente, muito longe de conseguir esse objectivo último, a Associação Animais de Rua foi criada para tentar minorar o sofrimento dos animais de rua e não permitir que continuem a gerar mais vidas sem abrigo, destinadas a sofrer, sem acesso a alimentação nem a cuidados de saúde. O nosso trabalho é paralelo e complementar ao trabalho das associações de protecção animal que acolhem e encaminham para adopção animais abandonados. A Associação Animais de Rua não tem espaço próprio e, portanto, não pode acolher animais errantes. O nosso trabalho consiste no apoio à captura e esterilização de animais de rua, que são posteriormente libertados no seu meio. 

 A Associação Animais de Rua sobrevive exclusivamente graças a donativos de pessoas que acreditam na importância do trabalho de esterilização de animais de rua como forma de combater o sofrimento dos animais abandonados. 
O número de animais sem lar não pára de crescer, e os nossos recursos são muito limitados. Por mais que queiramos, não conseguimos atender a todos os casos com que nos deparamos. Por isso, toda a ajuda é bem-vinda!
http://www.animaisderua.org/somos

EU ADOTEI UM ANIMAL DE RUA...E VOCÊ???
AJUDE OS ANIMAIS TIRANDO UM DA RUA, DE UM CANIL OU DE UMA INSTITUIÇÃO...FAÇA A DIFERENÇA!!


Sem comentários:

Enviar um comentário