sábado, 19 de novembro de 2011

POR AMOR AOS SEUS ANIMAIS DEIXE DE FUMAR.....POR SUA CAUSA, ELES SÃO FUMADORES PASSIVOS!

Animais expostos ao cigarro têm grandes chances de desenvolver tumores e outras doenças!

Animais passam muito mais tempo em casa do que você - aumentando sua exposição a substâncias cancerígenas. "Os pulmões de cães e gatos são virtualmente idênticos aos pulmões humanos,"

 Não é apenas uma ameaça à saúde das pessoas. Ele também pode afetar os cães, os gatos e outros animais, dizem os veterinários.

Tem havido uma série de trabalhos científicos recentes que relatam o grande risco que o fumo passivo representa para os animais, e tem sido associado com o câncer bucal e linfomas em gatos, e câncer nasal  e pulmonar em cães.
CÂNCER NOS GATOS
A veterinária Carolynn MacAllister, da Oklahoma State University citou um estudo feito pela Tufts College of Veterinary Medicine, que mostrou que o número de gatos que vivem com câncer de boca (também conhecido como carcinoma de células escamosas) foi maior para aqueles que vivem em casas com fumadores do que aqueles que viveram em ambientes livres de fumo.
"Uma razão de gatos são tão suscetíveis ao fumo passivo se deve aos seus hábitos de limpeza", disse MacAllister. Os gatos lambem-se constantemente, e dessa forma lamberão substâncias tóxicas que se acumularam em sua pele. Este comportamento expõe as mucosas da boca aos carcinogéneos cancerígenos.
Os gatos que vivem com fumadores tem duas vezes mais probabilidade de desenvolver linfoma maligno, um câncer que ocorre nos linfonodos,  fatal entre 3 de 4 gatos.



CÂNCER NOS CÃES
Estudos indicam que o comprimento do focinho desempenha um papel no tipo de câncer que um cão provavelmente desenvolverá através do fumo passivo. De acordo com um levantamento de pesquisas recentes do LiveScience.com, cães com focinho longo são mais propensos a desenvolver câncer nasal, uma vez que o focinho têm mais área de superfície sobre a qual as substâncias cancerígenas podem se acumular, enquanto cães com focinhos curtos e médio são mais propensos a desenvolver câncer de pulmão.
EM CÃES
Os sinais de alerta do câncer de pulmão em cães incluem perda de peso, tosse crónica e fadiga. Os cães com câncer nasal apresentam sintomas diferentes, que incluem espirros crónicos, corrimento de sangue na cavidade nasal e inchaço na região nasal.
EM GATOS
Os sinais de aviso de linfoma em gatos incluem falta de apetite, perda de peso, problemas respiratórios, vómitos e letargia.

Sinais e sintomas do câncer em cães nem sempre são imediatamente reconhecíveis. Para o diagnóstico completo e preciso e tratamento, os responsáveis devem visitar um médico veterinário.
 
Que o cigarro faz mal à saúde dos seres humanos, todos já sabem. Mas estudos que começaram há cerca de 30 anos e concluídos recentemente apontam que os animais expostos à fumaça do cigarro também correm sérios riscos de desenvolver doenças graves e até morrer por conta do tabaco.
A Organização Mundial da Saúde encontrou cerca de quatro mil substâncias tóxicas no cigarro, dentre elas monóxido de carbono, benzeno, cromo, níquel e arsénio são as que mais preocupam.
O que agrava ainda mais a situação de animais fumadores passivos é que suas vias respiratórias são mais sensíveis do que as de seus tutores. Ou seja, a exposição do cão, gato ou pássaro à fumaça do cigarro é ainda maior, assim como sua inalação.
O risco aumenta ainda mais em cães com focinho longo, como das raças Doberman, Collie e Afghan Hound, que podem desenvolver câncer nasal mais facilmente. Já animais com focinho curto têm mais chance de desenvolver câncer de pulmão.
Os cientistas descobriram que há uma ligação entre os tipos de câncer e as características físicas dos bichinhos. Nos cães de focinho curto, por exemplo, a fumaça passa rapidamente pela via respiratória, fazendo com que as toxinas acabem se instalando no pulmão. Já entre os de focinho longo, a fumaça se aloja nas vias respiratórias do bichinho.

http://www.livescience.com

AME OS SEUS ANIMAIS COMO ELES O AMAM A SI...NÃO FUME!!



Como minimizar os riscos
O mais indicado é parar de fumar. Mas, se isso não for possível, os cientistas recomendam que o tutor do animal fume fora de casa ou crie áreas exclusivas dentro da casa para a prática pouco saudável, sem deixar, é claro, que os animais tenham contato com o ambiente.
PELA SUA SAÚDE E DOS SEUS ANIMAIS DEIXE DE FUMAR....RESPEITE A SUA SAÚDE E A DOS ANIMAIS!
As substância tóxicas também se alojam no pelo dos animais, por isso, escová-los e tosca-los ajuda na higienização dos cachorros e, principalmente, dos gatos, que têm costume de se lamber. Purificadores de ar e suplementos ricos em vitamina C minimizam os efeitos de células cancerígenas.
Para a análise mais detalhada e cuidados específicos com o seu melhor amigo, sempre é melhor procurar um veterinário de confiança.
Aves também correm o risco de câncer de pulmão, bem como a pneumonia, porque seus sistemas respiratórios são hiper sensíveis a qualquer tipo de poluente atmosférico.

 
Vocês devem saber que o cigarro causa isto tudo em você donos:
  • Diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da respiração.
  • Câncer do pulmão, da boca, da garganta, do esófago, da laringe e da bexiga.
  • Angina de peito e enfarto do miocárdio.
  • Isquemias ou hemorragias cerebrais.
  • Doença pulmonar obstrutiva crónica.
  • Maior risco de contrair câncer dos rins, pâncreas e estômago.
  • Tosse típica.
  • Maior probabilidade de sofrer bronquite crónica e enfisema.
  • Impotência Sexual.
Em fumadores passivos o efeito é mais agressivo, pois a fumaça não passa por nenhuma espécie de filtro.


1 comentário:

  1. É mesmo um vício terrível!
    Aqui no Brasil, o programa "Fantástico", da Rede Globo, iniciou uma campanha nacional para incentivar e ajudar os dependentes a largarem o cigarro.
    Além da nicotina, responsável pelo vício, um cigarro tem 4.700 substâncias tóxicas, como gases e metais cancerígenos.
    Uma verdadeira bomba que, cedo ou tarde, vai explodir no organismo.

    Beijos,
    Diulara e família felina

    ResponderEliminar