quinta-feira, 22 de abril de 2010

JÁ TEMOS - MOVIMENTO DE APOIO Á VÍTIMA ANIMAL EM PORTUGAL


MAVAP, tal como já referimos, tem a missão de ACORDAR as consciências adormecidas. O sucesso dos objectivos, a seguir referidos, só depende da vontade de cada um de nós em querer acordar para uma nova consciência. Só podemos mudar o mundo que nos rodeia se mudarmos primeiro o nosso próprio mundo. É preciso mudar mentalidades, hábitos e costumes. Sabemos que esta Missão Maior é difícil e que não se faz num único dia, mas num só dia podemos acordar um país da sua ignorância e informar que pode continuar a errar, mas agora de forma consciente.
Elencamos os objectivos que nos propomos alcançar:
1- Terminar com os canis de abate em Portugal.
A prática recorrente, da maioria dos canis de Portugal, é o abate indiscriminado dos animais que sistematicamente são abandonados pelas pessoas que os têm à sua responsabilidade. É urgente alterar toda a conjuntura que envolve este drama real, para que os nossos Animais deixem de padecer da indiferença e egoísmo humano.
2- Criação e aprovação de Leis de Protecção e Defesa aos Animais que sejam inequivocamente explícitas e sem nenhum tipo de ambiguidade.
Temos de estar em sintonia com todos os países, nomeadamente os que pertencem à União Europeia, onde também estamos inseridos, no que concerne à defesa dos Direitos dos Animais.
De relembrar que em Portugal a deficiente e muitas vezes ambígua legislação sobre os Animais, que ainda os remete como «coisa¼ ou «objecto¼, torna incomportável qualquer encaminhamento legal acerca desta temática.
Outro aspecto muito relevante é o facto da Presidência da Comissão Europeia ser dirigida por um português, o Exmo. Sr. Dr. Durão Barroso. Esta lacuna legislativa, em Portugal sobre os Animais, evidencia uma postura inadequada e de alguma inércia na aprovação das mesmas regras e leis que outros países aplicam. Esta é uma linha ténue mas muito expressiva do que nos diferencia de um povo realmente civilizado.
3- Controle real da natalidade porque seriam feitas as respectivas castrações (machos/ fêmeas).
Caso não sejam feitas responsabilizar-se-iam as pessoas pelas crias que nascessem, em vez de serem abandonadas depois em canis municipais sem nenhuma penalização.
Relembramos a excessiva despesa que anualmente recai sobre os cofres públicos (e na verdade de todos os contribuintes), pelo facto destes canis terem a tarefa nada dignificante do abate sucessivo de seres, que por desleixo total desta sociedade passam por essa humilhação e maus-tratos.
4- Criação de empregos a nível local nas respectivas Juntas de Freguesia porque seriam feitos canis de adopção.
A criação de novos canis de adopção permitiria a geração de novos empregos, em diferentes localidades do país, viabilizando a admissão de veterinários e pessoal auxiliar. Esta medida conduziria os utentes a um maior e melhor acesso aos cuidados de saúde para os seus Animais. De referir, que na qualidade de um serviço público, os preços das consultas, cirurgias, vacinas seriam mais acessíveis, o que tornaria mais fácil aos cidadãos comportarem as despesas com os seus Animais, e não se veriam na eminência de os abandonarem ou levar ao canil, porque seriam ajudados.
5- Permitir que todas as despesas clínicas, inerentes à saúde dos Animais, possam ser deduzidas no IRS dos contribuintes.
Não consideramos justo que as pessoas que tenham Animais domésticos à sua responsabilidade só tenham deveres e nenhuns direitos.
6- Todos os locais onde existam canis devem poder prestar outros serviços, nomeadamente funcionando como hotel, para que os utentes possam deixar os seus Animais quando se ausentam.
Com a prestação deste serviço, bem como as consultas e vendas de rações, entre outros, todos os canis seriam auto-sustentáveis, não sendo mais um encargo para o erário público.
PASSO Nº1: Formamos uma equipa de fundadores do MAVAP.
Somos um grupo de voluntários que se reuniram para poder levar a cabo esta MEGA operação. O nosso objectivo é estruturar um plano que permita identificar todos os focos que estão actualmente em funcionamento no apoio à causa Animal.
Está em curso a inventariação:
1- Em Câmaras Municipais;
2- Em Associações de Apoio à causa Animal, de carácter local e nacional.
3- Os focos de acção efectiva (em regime de voluntariado) de Apoio à causa Animal mas sem carácter oficial.
Com este inventário pretendemos informar cada uma das Associações e Câmaras Municipais o plano que queremos implementar em Portugal na salvaguarda dos Animais domésticos. Pretendemos obter casos reais de cada Zona Distrital, com uma descrição dos dados mais relevantes e devidamente documentado com fotos, filmes entre outros elementos.
O objectivo é termos toda esta informação on-line e sempre actualizada durante o período de levantamento e triagem da informação.
PASSO Nº2: Juntar pessoas, organizações e comunidades e obter apoio à ideia com parceiros credíveis, quer do sector público quer privado.
É necessário o envolvimento de muitas pessoas e organizações para que esta missão se torne realidade. Precisamos atrair a atenção de um público variado e extenso, empresas de grande dimensão e relevância na economia portuguesa, organizações não governamentais, classe politica (nomeadamente o Exmo. Sr. Presidente da República), outras entidades internacionais, e por fim todos os meios de comunicação social.
Cada parceiro identificado deve entrar com o melhor que tem e pode – uns com recursos humanos com os mais variados especialistas em diferentes áreas. No caso da Comunicação Social foi garantida a participação do MAVAP na grelha de programas televisivos e negociada a campanha de modo a não ser cobrado o espaço para a divulgação e publicidade.
Por fim, de salientar que todas estas pessoas estão a trabalhar com todo o gosto em regime de voluntariado.
PASSO Nº3: Envolvê-las
A Comunicação Social (Estações de televisão nacionais e locais, rádios, internet, jornais) é a nossa maior aliada e parceira nesta Campanha. Não nos podemos esquecer que não estamos a falar só da situação difícil dos nossos Animais mas principalmente do ACORDAR das mentalidades das pessoas. A mensagem principal é envolve-las de tal forma para que sejam elas próprias a garantir o sucesso e continuidade desta MEGA operação.
- Organizamos uma campanha publicitária, com o menor custo possível, convidando dirigentes culturais, artistas, músicos, fazendo-os passar a sua própria mensagem para o público.
- Criamos um Slogan e uma música que dão vida e sonância ao movimento.
- Criamos o Logótipo que caracteriza o MAVAP.
Serão marcadas datas importantes para a realização de certos eventos como apoio e divulgação ao Movimento de Apoio à Vítima Animal em Portugal.
Neste momento temos agendados:
Brevemente...
Fornecendo Serviços Profissionais.
Ajude-nos fornecendo os seus serviços nas mais diversas áreas: serviços gráficos, confecção de material promocional entre outros. Divulgaremos atempadamente no nosso Website as principais necessidades no momento. Caso queira participar preencha o formulário a seguir indicado ou envie-nos a sua proposta de ajuda para o email campanha@mavap.com.pt .
Contando a sua história enviando e-mail através do campanha@mavap.com.pt
Queridos leitores,
É com imensa satisfação que anunciamos o arranque oficial do MAVAP ? Movimento de Apoio à Vítima Animal em Portugal.
Convido-vos a navegar e a ler o nosso projecto através do nosso Website para ficarem com uma ideia bem clara do que é o MAVAP e do que pretendemos com este Movimento. Ver Mais...
Podemos adiantar-vos que o MAVAP é um movimento que começou com um pequeno grupo de cidadãos, decididos a mudar a forma como se tratam os Animais no nosso país. Desde que o plano do movimento MAVAP iniciou a sua divulgação, muitos foram os comentários construtivos que nos foram chegando, o que nos deu ainda mais força para continuar.
Neste momento, já não somos só um pequeno grupo de cidadãos, já se uniram a nós, pessoas de todas as idades, de todas as condições sociais, com as mais variadas actividades, afim de participar activamente na concretização deste objectivo.
Passados quatro meses após a primeira reunião podemos dizer-vos que muito já avançamos.
Queremos estar rodeados de todas as pessoas que:
1º - Gostem de Animais como nós e estejam dispostas a fazer algo para mudar o panorama nacional. Cansadas de ver todos os dias Animais abandonados, vítimas de maus-tratos, envolvidos em lutas e abatidos pelos canis.
2º - Possam dar visibilidade ao nosso projecto e desse modo fazer chegar, mais rapidamente a mensagem à população em geral.
3º - Sejam nossos parceiros credíveis.
Somos um grupo de pessoas muito determinadas, unidas por uma causa comum: o nosso Amor pelos Animais. Hoje mais do que nunca os Animais sem lar precisam da nossa ajuda.
Não desistiremos enquanto não alcançarmos os nossos objectivos.
Bem hajam todos pela vossa ajuda.
"O homem só erra por ignorância. Chegou o momento de o informar verdadeiramente, através de um Movimento que abale todo o País, para que passe a errar se o quiser, mas desta vez que o faça de uma forma consciente. Assim não poderá dizer que não sabia".

Sem comentários:

Enviar um comentário