terça-feira, 8 de junho de 2010

C.M.COIMBRA PROIBE ANIMAIS DE COMPANHIA NO PARQUE LINEAR VALE DAS FLORES

AMIGOS PARECE QUE NA C. M. DE COIMBRA AS PESSOAS ANDAM COM FALTA DE IDEIAS, DEVE DE SER DA CRISE....SEREM CRIATIVOS E TER SOLUÇÕES QUE RESOLVA OS PROBLEMAS, PARECE SER DIFÍCIL!! É SEMPRE MAIS FACIL PROIBIR!! 
Recebemos esta informação de uma nossa cliente e logo contactamos a AGIR e também alguns jornalistas denunciando uma situação que consideramos descriminatória para os animais e para os donos dos animais, porque baseia-se no princípio do menor esforço e de forma arbitrária para a resolução de algumas queixas isoladas acerca donos que não recolhem os dejectos dos seus animais no referido parque. O correcto seria punir os prevaricadores, que são uma manifesta minoria, em vez de todos os animais. Parece-nos uma medida no mínimo medieval e sem respeito pelos direitos dos cidadãos. Reproduzimos parte da missiva recebida pela nossa cliente:
"A decisão de interditar o acesso de animais domésticos ao parque Linear do Vale das Flores, anunciada pela Câmara Municipal de Coimbra através de diversas placas colocadas em vários locais do Parque, é de nulo efeito uma vez que não está suportada por regulamento específico que defina as regras de utilização, e eventuais penalizações pelo não cumprimento das mesmas.
Este regulamento tem que ser aprovado pela CMC e pela Assembleia Municipal, depois de submetido a discussão pública, conforme estabelecido na alínea a) do n.º 2 do art. 53.º da Lei 169/99 de 18 de Setembro, alterada pela Lei 5ª/2002, de 11 de Janeiro.
Por outro lado, contactei já a CMC que me informou ter sido a CMC a colocar as placas, assim como retirou os bebedouros de água para os cães, conforme as imagens em anexo, tudo porque um casal ( e a partir deles mais pessoas) tem feito passar a mensagem que as pessoas sujam o parque com os dejectos dos animais. Isso não corresponde à verdade, na medida em que a maioria dos utentes do parque cumpre com as regras de comportamento exigidas por lei e paga a respectiva licença, precisamente para poder circular com os animais.

A CMC em vez de ouvir e verificar in loco sobre a veracidade dos factos, de reconhecer que não tem cumprido com o seu papel de manutenção da limpeza do lixo que as pessoas deitam para o parque prefere ir pela via mais fácil, pelas fobias de certas pessoas e pela falta de informação a respeito dos animais. Só em Portugal se assiste a estas situações. Qualquer País Europeu convive em harmonia com os animais, respeita o papel que desempenham junto dos humanos sem qualquer conflitualidade."
Apoiaremos sempre qualquer acção contra esta medida descriminatória tão gritante. Já não basta que os cães, apesar de estarem limpos, com as vacinas em dia e desparasitados, não possam entrar na maior parte dos espaços deste país, agora uma arbitrariedade que impede que se aceda a um espaço que já há muitos anos é usado como local de passeio dos nossos amigos de quatro patas. Não nos devemos calar perante tais injustiças, senão seremos também culpados de que nasçam tais aberrações de desmandos.
Pelos Animais
FONTE: http://vetcondeixa.blogspot.com/2010/06/cmc-proibe-animais-de-companhia-no.html


AQUI VAI UMA SUGESTÃO DE WC CANINO QUE EXISTE NA MINHA TERRA CLARO QUE TAMBÉM PODIA HAVER MULTAS PARA OS QUE NÃO CUMPREM!!
NO INTERIOR WC CANINO, TÊM AREIA!

NOS BONS VELHOS TEMPOS DO PARQUE EM QUE A C.M. COIMBRA TRATAVA OS ANIMAIS COM RESPEITO
Realizou-se  no Parque linear do Vale das Flores uma acção de sensibilização denominada “O meu cão, eu e os outros.” Esta acção foi organizada pela Associação para a promoção e Desenvolvimento da Educação (APDE) e um conjunto de frequentadores diários do Vale das Flores em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. Ao serem abordadas várias questões, predominou sempre a relação Homem/cão, o relacionamento emocional, terapêutico, social, alimentar, ambiental, legal e a saúde. Foi igualmente debatido a importância dos cães no seio familiar, no combate ao crime e à solidão ou ajuda nas pessoas com necessidades especiais, bem como o abandono e os maus-tratos aos animais.
http://denuncianimal.wordpress.com/2008/06/06/%E2%80%9Co-meu-cao-eu-e-os-outros%E2%80%9D/
http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/1614237.html

NO FACEBOOK:
http://webmail.meo.pt/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.facebook.com/?tid=1317242487433%26sk=messages%23!/group.php?gid=118965518144773%26v=wall

PETIÇÃO ONLINE:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2380

3 comentários:

  1. Com donos responsáveis os animais vão acabar por ser aceites no Parque Vale das Flores. Tenho a certeza.

    Margarida
    http://margaridaeosanimais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ola,
    mas a maioria das pessoas que frequenta o parque é responsável, mas claro que há sempre os infractores ... haverá sempre como em tudo na vida!!! ... e muita da porcaria que por lá se vê também resulta dos cães vadios que as pessoas se comprazem em largar aqui porque sabem que há muitas pessoas amigas deles. Eu própria já tive que andar às voltas com 3 cães lindos que aqui apareceram para adopção. Mas existem aqui 2 ou 3 pessoas que quase semanalmente entopem a policia e a Cãmara com queixas por tudo e por nada. Mais outrso quantos com menos frequência ...

    Esperemos que no resto do pais ninguém se lembre de tal medida. Penso que isto será uma medida dissuasora. Mas também que se tomem meidas eficazes para os infractores.

    obrigada pela ajuda

    Maria José Carrilho

    ;))

    ResponderEliminar
  3. Pois é: por uns quantos energúmenos sem civilidade, pagam todos...

    É incrível o "facilitismo" da CMunicipal: perante uma dificuldade, proíba-se!!!

    A sugestão dos WC caninos é excelente. E dámais "força" para que as autoridades multem os prevaricadores.

    Um assuntoa acompanhar nofuturo próximo.

    ResponderEliminar