terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ter um animal faz bem à saúde! esqueça os medicamentos, adote um patolas ou gatolas:O)

 Ter um animal faz bem à saúde!
A convivência com um amigo de quatro patas acalma, facilita a interação, dá confiança e, o melhor, ajuda a superar com sucesso vários problemas de saúde.
Apenas 15 minutos de convivência com um animal melhoram muitos problemas de saúde, segundo a organização internacional Delta Society. Dentre as pesquisas já realizadas sobre o assunto, a instituição ressalta as seguintes:


 A presença de cachorros em hospitais diminui a pressão sanguínea, controla a ansiedade de cardíacos e ajuda a melhorar as funções do coração e do pulmão em pacientes internados.
Pacientes com doença de Alzheimer têm menos problemas de comportamento e se alimentam melhor em ambientes com aquário.

Idosos que possuem um animal de estimação em casa visitam o médico com menos frequência.
Taxas de colesterol, triplicardes e pressão arterial são baixas em pessoas que têm bicho em casa.
Crianças conseguem passar por uma situação difícil na família, como doenças ou perdas, e ter mais auto-estima se têm a companhia de animais. 

  Um cão na sala de espera de consultórios reduz o stress das crianças.
A fisioterapia é mais eficaz quando o profissional tem como assistente um cachorro.

Em adultos saudáveis, os bichos propiciam a diminuição do stress diário e da solidão.
Menos depressão e stress foram constatados em portadores do vírus HIV que vivem com animais, além de aumentar a vontade de superar a doença.

Por todos os benefícios que um cão ou gato adiciona na vida do homem, cada vez mais tem sido utilizado o método chamado cão terapia.
Os cães de terapia são aqueles treinados para visitar instituições com altas taxas de depressão e estresse como hospitais, asilos, orfanatos e presídios.

 Esses cães realizam um trabalho que consiste basicamente em dar carinho e atenção a pessoas que precisam, fazendo com que se sintam melhores e menos solitárias, diminuindo taxas de depressão e auxiliando na recuperação de doentes e na reabilitação de detentos. 
Passear com seu cão também faz muito bem para a saúde. Se você é do tipo que sempre pensa em começar uma rotina saudável de corridas, aeróbica e musculação na academia, mas acaba deixando para depois, saiba que há um jeito mais estimulante, divertido e até mais eficaz de fazer exercício: 
 Levar o cachorro para passear. Pelo menos é o que sugere um estudo feito na Grã Bretanha com 5 mil pessoas, dentre elas 3 mil donos de cachorros, publicado no site jornalístico Telegraph.
A conclusão é baseada no tempo gasto para cada atividade. Levando-se em conta que os passeios caninos são feitos duas vezes ao dia, com média de 24 minutos de duração, mais três passeios mais longos por semana, num total de 2h e 33min, pode-se dizer que quem acompanha os cães durante as caminhadas faz em torno de 8 horas de exercício por semana.
Por outro lado, os outros entrevistados gastam apenas 1h e 20min por semana com exercícios em academia ou ao ar livre – sendo que 47% dos que não possuem cachorros admitiram não fazer qualquer tipo de exercício.
De acordo com o Telegraph, a diferença não é só o tempo gasto, mas também no prazer que a atividade gera. Apenas 22% dos que têm cachorro sentem que as caminhadas são uma obrigação e não um lazer, enquanto 70% dos que fazem academia consideram essa rotina uma tarefa.
Isso se reflete no comprometimento de cada um: mesmo com o tempo apertado, 60% dos donos de cães acham uma brecha para levar seus companheiros para passear. No entanto, 46% dos frequentadores de academia costumam achar “desculpas” para faltar às aulas.
MANTENHA-SE SAUDÁVEL,  TENHA UM ANIMAL NA SUA VIDA!

2 comentários:

  1. com certeza ter um animal já é uma terapia...amamos o blog e queremos ser as suas novas amiguinhas!!!venha nos conhecer tbm!!lambjs e miaus!!

    ResponderEliminar
  2. Recentemente eu assisti a um documentário, acho que foi no canal A&E, mostrando que algumas penitenciárias dos Estados Unidos, permitem que gatos fiquem juntos dos detentos. Claro que é feita uma seleção dos presos que podem receber o felino, mas parece que a convivência com o animal auxilia no processo de recuperação e melhora a qualidade de vida dentro do presídio.

    Beijos,
    Diulara e família felina

    ResponderEliminar