terça-feira, 1 de novembro de 2011

VEJA A RAZÃO DE O SEU CÃO SER STRESSADO!!! CÃO CALMO...CÃO FELIZ!!

O que leva o cão a ficar stressado?
. solidão

.  falta de carinho
. falta ou excesso de exercícios
. rotina tediosa
. ambiente agitado
http://meucaomeuamigo.blogspot.com/
Quais são os sintomas?
lamber as próprias patas, cavar, uivar, latir excessivamente, chorar e, em muitas às vezes,
urinar e defecar em locais inapropriados, onde ele não estava acostumado a fazer.
Gente, a maioria destes problemas tem uma solução muito simples, só que requer um tempo diário. Para que o cão passe a ser mais comportado, não morder tudo o que vê, e que seja mais tranquilo e feliz, a solução é simples: PASSEIO.

Sim, passear com o cachorro é um ato quase milagroso para resolver estes comportamentos desagradáveis. Eles ficam muuito felizes e satisfeitos. Um passeio ao dia de 20 minutos para cães pequenos e de 40 minutos para cães maiores é ótimo para eles e com certeza pra você também! Quer deixar o passeio mais divertido? Faça corridas, ande de patins, skate, bicicleta.... Mas vá com calma!
Já era de conhecimento no meio científico que os baixos índices do hormônio serotonina, responsável pela sensação de bem-estar no organismo, está associado à depressão e ansiedade. O que poucos sabiam, no entanto, é que até mesmo os cachorros também podem sofrer por causa da falta do importante hormônio.  

Segundo revelou o site do jornal Telegraph cães que costumam rosnar com frequência e que se mostram agressivos podem estar, na verdade, deprimidos. A descoberta pode ajudar os estudiosos a tratar os diversos casos semelhantes que chegam aos consultórios veterinários.
O estudo foi publicado no jornal Applied Animal Behaviour Science, que revelou os métodos utilizados na pesquisa. Segundo a publicação, foram coletadas 80 amostras de sangue de cães que se revelaram agressivos de uma hora para a outra. O sangue de cachorros com comportamento normal também foi coletado para auxiliar na comparação.
Os resultados revelaram que os cães agressivos tinham uma significativa diminuição na quantidade de serotonina. Algo em torno de 278 unidades contra 387. Em compensação, o nível de cortisol, substância ligada ao estress, era duas vezes maior nos animais agressivos.
Com a descoberta, pesquisadores da Universidade de Zaragoza, na Espanha, disseram que, da mesma forma que antidepressivos são utilizados para auxiliar os humanos com depressão, os remédios também podem ajudar os cães.
http://www.emporto.com.br/index/colunista-post/id/259/print/sim


Porque deve castrar os machos?
1. Evitar fugas.
2. Evitar o constrangimento de cães “agarrando” em pernas ou braços de visitas.
3. Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).
4. Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.
5. Evitar tumores testiculares.
6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis comoepilepsia, displasia coxofemural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças transmissíveis aos descendentes).
Se levarmos em conta quantas vezes um animal macho terá oportunidade de acasalar durante toda a sua vida reprodutiva, seria mais conveniente diminuir sua atração sexual pelas fêmeas através da castração. O animal “inteiro” excita-se constantemente a cada odor de fêmea no cio, sem que o acasalamento ocorra, ficando irritado e bastante agitado, motivando a fuga de muitos. O dono precisa vencer o preconceito, algo que é inerente aos humanos apenas, e pensar na castração como um benefício para seu animal.

Porque deve esterilizar as fêmeas?
1. Evitar acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação.
2. Evitar câncer em glândulas mamárias na fase adulta.
3. Evitar piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas.
4. Evitar episódios frequentes de “gravidez psicológica” e suas consequências como infecção das tetas.
5. Evitar cios.
6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças transmissíveis aos descendentes).
  http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=castracao.htm


O que é posse responsável ? É ter a guarda de um bichinho e não lhe deixar faltar nada. É zelar por sua saúde, sua alimentação, amor e segurança. É respeitá-lo, respeitar suas características, seus hábitos, e ser um verdadeiro guardião. E principalmente JAMAIS ABANDONAR!
Se você pretende ter um bichinho de estimação, precisa pensar em alguns pontos fundamentais.
Bicho não é brinquedo. É uma vida, tem temperamento, características pessoais, e você será responsável por ela por muitos e muitos anos. Afinal normalmente não abandonamos um filho porque ele não cresceu com o temperamento que consideramos "adequado".

2 comentários:

  1. Adorei o poste, realmente um cão precisa de muita atenção...carinho... e castrar é uma...vamos dizer...uma coisa boa para o seu cão!
    Bjinhos!

    ResponderEliminar