sábado, 29 de janeiro de 2011

NINHADAS DE CÃES E GATOS, UMA MARAVILHA DA NATUREZA QUE SE PODE TORNAR NUM SOFRIMENTO, QUANDO CRESCEM E SÃO ABANDONADOS!! EVITE ESTA CRUELDADE COM A ESTERILIZAÇÃO E CASTRAÇÃO!!

DOCE MÃE!!:o)

A procriação geométrica nos cães e gatos

As cadelas podem ter duas gestações por ano e as gatas 3. Ou seja, uma cadela não esterilizada e os seus descendentes podem gerar 67 mil cães num período de 6 anos e uma gata não esterilizada e os seus respectivos descendentes podem gerar 420 000 gatos no mesmo período.
Não existem donos responsáveis para tanto animal e são estes as vitimas da ausência de uma política de esterilização em Portugal. Abandonados, sujeitos a maus tratos, atropelados nas estradas, detidos e mortos nos canis, a vida de dezenas de milhares de animais é um verdadeiro calvário.

O que mais me custa é não saber exactamente o que dizer quando alguém me diz que não vai esterilizar a sua cadela ou castrar o seu cão porque são de raça e por isso deviam procriar.

Há centenas da animais de companhia desesperadamente à procura de um lar, parece-me uma frivolidade trazer deliberadamente mais crias que só vão diminuir as chances dos já existentes para adopção.

Parece ser consensual que cães e gatos, machos e fêmeas, esterilizados, têm menos problemas de saúde, melhor qualidade de vida e maior longevidade.

Devemos esterilizar os animais que temos em casa para evitar bebés indesejados por um lado e por razões de saúde e bem estar dos nossos animais

As cadelas são autênticos chamarizes e, por muito cuidado que se tenha, pode acontecer o pior: engravidar de um macho muito maior, por exemplo, o que lhe poderá provocar problemas graves quer durante a gestação, quer no parto.

Relativamente aos gatos, a questão parece mais consensual porque marcam território, fogem, ferem-se nas lutas e as gatas parecem sofrer bastante com os cios.

A esterilização de seus órgãos reprodutivos não é uma mutilação. Médicos veterinários formados, que aprenderam e que executam esta actividade há dezenas de anos não estão agindo contra a natureza. Pelo contrário. Agir contra a natureza é permitir que os cães sofram com o abandono.

Assim como nos humanos, a natalidade dos animais também deve ser controlada. Não fique com pena do seu cão macho, que não deixará de ser macho por ser esterilizado. Macho que é macho assume suas responsabilidades e toma acções igualmente responsáveis. E nem pense em dar pílulas ou injecções em sua cadela. Isso só piora a sua saúde.

A ignorância dos donos em relação ao assunto: o seu cão/cadela NÃO GOSTA DE SEXO, ele não procria por prazer, mas por instinto! Tanto que eles apenas procriam quando a cadela está no cio. SE eles tivessem desejo sexual, procriariam com muito mais frequência, não acha? E sua cadela NÃO SENTE NECESSIDADE DE SER MÃE. Por mais que elas façam lindamente o papel de mãe zelosa após uma cria, igualmente, é apenas seu instinto.

Achar que a CASTRAÇÃO nos animais vai contra os princípios da vida, é o mesmo que achar que camisinha, pílula ou ligação das trompas também é errado nos HUMANOS!

Além dos câncer, outra doença é a tal da gravidez psicológica, que de bonitinha não tem NADA. Saiba mais sobre a DOENÇA da gravidez psicológica. Além disso, "fêmeas castradas antes de atingir a puberdade tem o risco de desenvolver câncer de mama reduzido a praticamente ZERO e ficam totalmente livres dos riscos de contrair câncer e infecção de útero e ovário."

"Os animais continuam a ser tratados como lixo e alguns canis não respeitam as normas de bem-estar animal"

Quando cadelas estão no cio ou quando machos sentem a quilómetros de distância o cheiro de cadelas no cio na rua, seu instinto de fazer o que a natureza está mandando é maior do que qualquer coisa. Sei de casos em que os cães se jogam nas lanças das grades e se ferem profundamente só para poder dar uma escapadinha. Portanto, a castração evita tanto reformas no lindo portão da sua casa quanto fugas inesperadas do seu cão - podendo, além disso, causar uma perda eterna do seu/sua peludo(a). Em machos, além de diminuir as fugas em 94% dos casos, a castração comprovadamente também diminui.

"Quem abandona os animais deve ser penalizado"
Continua a haver muito preconceito relativamente à esterilização.As pessoas que são contra a esterilização deviam ir visitar os canis de abate, as associações de apoio e as colónias de gatos e cães errantes; só depois desse exercício estariam aptas a fazer um juízo sobre o assunto.








Muitos dos animais recolhidos na rua e que ficam nos canis municipais à espera de um dono, ou de serem abatidos, passam esses dias em "condições miseráveis" e de "desrespeito" pelas normas de bem-estar animal. O abandono de um animal é "um acto cruel e degradante".


4 comentários:

  1. O que é que eu posso dizer? Este blog é simplesmente fenomenal. Parabens.

    ResponderEliminar
  2. Nossa essa última foto é muito triste...

    E sou a favor da castração...

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Adorei o teu blog com muita informação
    Eu tive a sorte de ser adoptada e ter um lar com muito amor ,mas não me esqueço dos meus amiguinhos que tem a sorte que eu tive
    Vou seguir-te
    Bem ajas
    Ronrons da
    Kika

    ResponderEliminar
  4. Procuro uma gatinha cor tartaruga bébé ou gatinha cinza se alguem souber avise. Desejo adoptar! Obgdo

    ResponderEliminar