quinta-feira, 13 de maio de 2010

VANTAGEM DE ADOPTAR UM GATO PRETO É QUE ELE NÃO LIGA Á COR DO DONO!!

GATO PRETO, AZAR É NÃO TER UM!
 ESTE VERSO QUER DIZER MUITO....AMAR A DIFERENÇA...QUALQUER UM...RAÇA... COR...APENAS AMAR!!

"Eu quero amar, amar perdidamente !

Amar só por amar:

Aqui ... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a
...gente ...
Amar ! Amar! E não amar ninguém !" FLORBELA ESPANCA

   OLHE PARA OS OLHOS DESCONFIADOS DE UM GATO E VEJA OS SEUS. ( ANNA ACHMATOVA).


UM GATO  NEGRO, NEGRÃO, NEGRO COMO O CARVÃO, ADORA PASSEAR E Á NOITE VADEAR, COM PASSOS ELEGANTES, SUAVE A CAMINHAR, OLHOS DE OURO PURO,
    CHEIOS DE LUZ E BRILHANTES.E EU DEI-LHE AMPARO  E PELAS VIELAS ME ESCAPO, POIS NÃO PRECISO DA SORTE QUE DÁ UM GATO PRETO.
1-      POR VEZES SENTA-SE AOS TEUS PÉS E OLHA-TE NOS OLHOS COM UMA EXPRESSÃO TÃO GENTIL E CARINHOSA QUE A PROFUNDIDADE DO SEU OLHAR TE SOBRESSALTA.  (THEOPHILE GAUTIER)

O destino é severo. Nós sejamos indulgentes . O que é preto, Talvez não Seja escuro.
Victor Hugo
 Preto que é Preto não é racista
Bob Marley
O Homem Pássaro gostaria de Ser peixe ou, Uma serpente gostaria de ter asas, o Cão um leão confuso ...
Mas o gato Quer Ser Somente gato,
e todo gato é um puro gato
Desde o Bigode ao rabo
Pablo Neruda
De todas as Criaturas de Deus, Somente Uma Castigada Não Pode ser. Essa É o gato. Se Fosse Possível cruzar com o Homem o gato, melhoraria o Homem, Mas pioraria o gato.
Mark Twain
 
Gatos São gloriosas Criaturas - Que Não podem, De modo Algum Ser subestimadas. Seus Olhos São inexpugnáveis Profundezas dos Mistérios felinos
Lesley Ann Ivory
"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e cães devem relaxar e se acostumar com esta ideia”  
:: Robert Heinlein ::
O Gato Preto
Anda daí VEM
Anda VEM Dançar
Ouvi Dizer Que bar novo HÁ UM
Que Tem água pé
E castanhas n Assar
VEM Anda daí temos amar par UM Noite
Põe o Risco Cabelo Não
E o n º talco s Sapatos
VEM Anda daí vamo-NOS armar em gatos
Ouvi Dizer Que EXISTE UM sítio sítio
Onde Mulheres Fazem Amor Como se despem e
gatos pretos COM ... tu és UM Gato Preto
gatos pretos COM ... tu és UM Gato Preto
Anda daí VEM
Vamos Correr em tascas
Que muitas gatas miam Neste Bairro Alto
Já bebemos Muito vinho
E Dançar Quero agora
hum Mas assim Tua Companhia azar me Traz
E ELAS fogem de Nós
Que Grande Confusão
QUANDO eras pequenito caíste no Caldeirão
Ouvi Dizer Que EXISTE UM sítio sítio
Onde Mulheres Fazem Amor Como se despem e
gatos pretos COM ... tu és UM Gato Preto
MÚSICA DE RUI VELOSO
Gatos: Na idade média, acreditava-se que ERAM OS gatos pretos bruxas transformadas em animais. Por isso com Uma Tradição Diz Que cruzar Gato Preto e azar nd Certa. Os místicos, no entanto, versão Outra TEM. QUANDO UM Gato Preto Entra em casa e sinal de Dinheiro chegando.



Acariciar um gato atrai boa Sorte
Ter um gato preto em casa  Atrai Fortuna.
http://verainacio.wordpress.com/2009/10/26/versos-de-amor/
http://blogdogatopreto.blogspot.com/



CAMPANHA CONTRA O AZAR ... ADOPTE UM GATO PRETO
Esta campanha da União Zoófila tenta promover a adopção dos gatos pretos, infelizmente ainda marginalizados por superstições e crendices.
Tal como a maioria das superstições também esta assenta na ignorância e falta de informação, mas o que é certo é que tem adeptos e discrimina uma quantidade de gatos.
O gato preto é apenas… UM GATO. É um animal como os outros que tem o direito a ser bem tratado, a uma vida com amor, carinho e segurança.
Diga não à superstição. ADOPTE UM GATO PRETO. O azar não está a bater-lhe à porta mas sim a sorte de ter encontrado um amigo para os bons e maus momentos.
Esta é uma campanha feita em parceria com a Loja do Gato Preto.
Anualmente centenas de gatos nascem nas ruas ou são abandonados.
Esta situação leva a que o cruzamento de «raças» seja feitos sem qualquer cuidado ou controlo, gerando na maioria das vezes gatos com pelagens muito semelhantes, tal como é o usual gato preto.

No momento de escolhermos um animal de companhia, antes de mais temos de pensar no carácter do animal que escolheremos e qual o objectivo da sua escolha. Um animal de companhia, um gato, quando escolhido por nós tem como principal objectivo fazer-nos sentir acarinhados, tem como finalidade a amizade, o conhecimento mútuo entre nós e o animal, e o crescimento de uma longa amizade.


Ninguém escolhe um amigo baseado em preconceitos ou em imagens de marca estilizadas.
Os amigos são escolhidos pelo coração.
Dê a si mesmo a oportunidade de ser o seu coração a escolher o gato que o vai acompanhar.
O gato preto merece a sua atenção.

MOSTRA COMPAIXÃO E TIRA UM GATO DA PRISÃO!!
.... MOSTRA AOS OUTROS QUE NÃO TENS LIMITES PARA AMAR ...
.... ADOPTAR-NOS, FAZ A DIFERENÇA ...
 Na Escócia
Um gato preto no alpendre traz prosperidade.

Na Itália
Ouvir um gato preto a espirrar traz boa sorte.
Se um gato preto se deita na cama de uma pessoa doente, significa que a morte dessa pessoa está perto.

Nos Estados Unidos da América
O gato preto que cruza o nosso caminho traz má sorte

Na Irlanda
O gato preto que cruza o caminho de alguém durante noites de luar, é prenúncio de epidemia.

Na Inglaterra
Na costa de Yorkshire, as mulheres dos pescadores acreditam que os seus maridos regressarão sãos e salvos da faina se mantiverem em casa um gato preto.
Mais generalizada entre os pescadores era a crença de que os gatos pretos mantidos em casa enquanto saíam para pescar era sinónimo de bom tempo em alto mar. Há quem defenda que o preço dos gatos pretos chegou a aumentar de tal formar que muitos marinheiros não tinham dinheiro para comprar um exemplar.
Em algumas regiões da Inglaterra acredita-se que oferecer um gato preto à noiva trás sorte.

Na França
No Sul deste país, acredita-se que tratar de um gato preto trás boa sorte.

Na Alemanha
Um gato que cruza o caminho de uma pessoa da direita para a esquerda é mau agoiro, mas da esquerda para a direita é boa sorte.

Na Letónia
Para os agricultores deste país, encontrar um gato preto nos depósitos de sementes é uma óptima notícia. Para eles, estes gatos são o espírito de Rungis, Deus da Colheita.


 Como pode existir nos dias de hoje ainda Pessoas aquela ideia medieval Que Gato Preto e Sinónimo de azar?

PORQUE DIZEM QUE O GATO PRETO DÁ AZAR?


Tal crendice surgiu na Inglaterra, no século 16, quando um repentino aumento da população de gatos desencadeou uma perseguição aos animais. Numa noite de 1560, um gato preto foi ferido a pedradas. Encurralado, refugiou-se na casa de uma velhinha, que por sinal costumava dar abrigo a gatos de rua. No dia seguinte, a velhinha apareceu toda machucada, o que fez a população achar que ela era uma bruxa e o Gato, um disfarce nocturno. O episódio bastou para condenar os gatos pretos. A matança se espalhou pela Europa e só diminuiu a partir de 1630, quando o rei Luís 13 proibiu a prática.

A história de vida do gato preto é impressionante.

Adorado por uns, sacrificado por outros, o gato preto sobreviveu a tudo apenas para reclamar o lugar que mais gosta de ocupar: um sítio quente, junto à janela.
As superstições acerca dos gatos nasceram desde cedo. Um dos primeiros povos a atribuir uma aura mística ao gato foram os egípcios que o idolatravam, tendo mesmo um Deus com a sua forma física, Bast. Em honra desta divindade, os egípcios mantinham gatos pretos em casa e davam-lhes honras reservadas a faraós, mumificando-os depois de mortos.

 Mas foi na Idade Média que o gato viu a sua sorte mudar. Apesar de prestarem um importante serviço ao homem, caçando os ratos que eram considerados uma praga em todo o lado, a verdade é que havia uma legião de gatos vadios que faziam das cidades o seu território. A sobrepopulação terá sido o primeiro motivo pelo qual o gato deixou de cair em graça para passar a cair em desgraça.
A Idade Média ficou marcada pela superstição, bruxaria e febre religiosa. O gato, como animal independente e solitário, captou a atenção tanto de pagãos como cristãos.
No paganismo, o gato representa sabedoria e protecção, mas na magia negra, o gato preto macho personifica o diabo. No tarot, no baralho de Rider Waite , a Rainha de Paus é representada com um gato preto aos seus pés, significando energia instintiva, mas domesticada.

O gato é um animal que caça durante a noite e era na Idade Média acolhido por pessoas solitárias. Os gatos vadios eram os animais de estimação de mendigos e pobres, o que não abonou em relação à imagem do gato. Os olhos penetrantes que iluminam as noites contribuíram provavelmente para a catalogação do gato como espírito demoníaco. A cor preta era a cor das trevas e do mal, o que tornou os gatos desta pelagem os mais perseguidos pelos cristão e inquisidores. A sua associação às práticas pagãs, apenas provocou um maior distanciamento entre os cristãos e o gato. O facto de o gato ser muitas vezes sacrificado em rituais pagãos tornou-o num símbolo a combater.
 
Depressa começaram a surgir histórias que ligavam os gatos à bruxaria. Reza a lenda que por volta de 1560, em Linconshire, filho e pai foram assuntados por um gato preto que lhes cruzou à frente. O animal coxeava e tinha vários arranhões e dirigiu-se para a casa de uma mulher que os habitantes da região suspeitavam que fosse bruxa. No dia seguinte, a mulher apareceu com uma ligadura no braço e tinha passado a coxear. Outra história relatada conta que um agricultor cortou a orelha de um gato durante a noite. O homem acreditava que o gato estava a assombrar a sua propriedade. No dia seguinte, o agricultor regressou ao local apenas para encontrar parte da orelha de um humano. Na Alemanha, as histórias sobre a dualidade bruxa/gato preto são comuns. Uma mulher após ter sido acusada de bruxaria e condenada à fogueira, transformou-se em gato preto enquanto ardia. Foi assim que surgiu o mito de que as bruxas se transformam em gatos pretos durante a noite. É foi também desta forma que se encontrou justificação para perseguir estes animais.


Em paralelo com as lendas surgem também outros factos históricos que na altura serviam de base de sustentação a muitas superstições. O Rei Carlos I de Inglaterra tinha um gato preto de estimação. O monarca acreditava que o seu gato lhe trazia sorte. Coincidência ou não, o gato morreu um dia antes de o Carlos I ter sido preso por Oliver Crommwell. O monarca foi acusado de traição e mais tarde decapitado.
Surpreendentemente, o gato preto sobreviveu a décadas, se não séculos de perseguição. A sua pelagem negra, pela qual era perseguido, era também uma vantagem quando caçava à noite, fundindo-se com a escuridão. Nestes tempos, não faltava alimento para os gatos, uma vez que os ratos abundavam pelas cidades e campos.

Pela altura do Renascimento, a Igreja Católica tinha já abrandado a caça aos hereges. Esta foi uma boa notícia para o gato por duas razões: por um lado os cristãos tinham conseguido reduzir a prática do sacrifício de animais, e em particular dos gatos com pelagem preta e por outro, deixaram de ser perseguidos pelos próprios cristãos.
Mas da Idade Média resistiram as superstições profundamente enraizadas na cultura popular. Apesar de em Portugal ser mais comum associar o gato preto a um mau presságio, são várias as superstições que lhe são favoráveis noutros países.
Superstições Actuais
Hoje em dia, o gato preto continua a ser mais do que um gato de pelagem escura. Ainda há quem veja nele sinal de boa ou má sorte. Num estudo realizado nos gatis e associações de animais dos Estados Unidos da América, verificou-se que o gato preto era a segunda pelagem menos desejada. A primeira era a castanha. Assim, numa ninhada de gatos de várias cores, o gato preto era sempre dos últimos a ser adoptado.
A acentuar a ideia de que o gato preto ainda não é encarado como um outro gato qualquer, nos Estados Unidos da América, onde há uma forte tradição de celebrar o Halloween, algumas associações de animais têm uma política especial que implementam nessa altura. Neste feriado manteve-se em alguns locais a tradição de sacrificar animais, entre eles o gato preto. Por esta razão, a adopção destes gatos fica congelada algumas semanas antes e depois desta festividade.Em Portugal, as superstições sobre os gatos pretos não parecem ter tanta força e é bastante comuns encontrar um gato preto como animal de estimação. Não deixa de ser curioso que em Inglaterra, apesar da caça às bruxas e aos gatos vivida na Idade Média, as superstições que resistiram associam invariavelmente o gato a bons sinais.

Contudo, o gato preto parece ainda estar muito longe de recuperar a posição que tinha no Antigo Egipto. Ou talvez não, uma vez que, tal como os outros gatos, parecem ser peritos em ganhar a adoração dos donos. 
EU TENHO UMA LINDA GATA PRETA

16 comentários:

  1. Eu adoro Gatos Pretos.
    São lindos, umas autênticas panterinhas com um pêlo divinal!

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post.

    Eu adoro gatos sejam de que cor forem.

    Isto da superstição que gato preto dá azar é de mentes pouco inteligentes.

    Ter um animal de estimação é simplesmente sorte.

    O gato preto não é excepção!

    É uma sorte porque são lindos e uma excelente companhia.

    Azar? Só mesmo para quem não os tem. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia! Parabéns! Também tenho um gato preto!

    Carmen

    ResponderEliminar
  4. muito bom! so uma correcçao, os cristaos sao os que praticam o que a Biblia ensina, logo, nada na biblia fala em sacrificar gatos pretos, portanto isto é pratica de gente inculta e insensivel, mais pagã do que cristã
    parabens

    ResponderEliminar
  5. O seu blog é lindo!!! Me sinto em casa nele, pois tenho gatos e cachorro, e amo os anmais de qualquer cor, qualquer raça,ou espécie!!! A natureza é encantadora com suas nuances e criações, e nela eu me inspiro a ser uma pessoa cada vez melhor. Parabéns pelo blog!!!! Muito bonito!!!

    Ana Patricia (Maceió - AL)
    P.S.: Meu blog é www.blogdeaninha73.blogspot.com
    Faça uma visita e deixe seus comentários.

    ResponderEliminar
  6. Muito Bom Texto! Parabéns =D
    "Os Xanecos" apoiam os gatos pretos assim como os gatos de quaisquer outras cores!
    »» Black is Power! «« looool

    ResponderEliminar
  7. Pra quem não sabe o gato preto é um gato muito especial, é o animal mais evolutivo entre todos os animais, super inteligente e sensível, traz muita positividade a casa que o acolhe. Não vou dizer aqui, mas o gato preto é muito mais do que vcs possam imaginar. É só verificar como os egípcios os tratavam, sendo esse povo dos mais sábeis habitantes do planeta. Tenho um, o Mozart...Ele é demais e Lindo!!!!! Quem não tem ta perdendo tempo!!!

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho duas gatas pretas! A minha mãe diz que dá sorte e tem que ter sempre um gato ou gata preta em casa.

    Também tenho uma gatinha preta para adopção. tem 9 semanas e é um docinho, mas tem a barriga com uma manchinha branca.

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro gatos, principalmente os pretos. Queria tanto arranjar um .

    ResponderEliminar
  10. UM MAIS LINDO QUE O OUTRO....EU AMO TODOS!!! AMO MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

    ResponderEliminar
  11. Gatos pretos são clássicos!

    Tinha o Salem e hoje o Aristóteles... lindos, apegados, e sempre trouxeram sorte e alegria pra minha casa.

    ResponderEliminar
  12. amei esse post. parabens, e a LATIKA, minha gata preta agradeçe
    beijos

    ResponderEliminar
  13. ME AJUDEM!!!
    Estou desesperada atras do meu gatão chamado Nick. Ele é pretão, como feijão, só com alguns pelos grisalhos espalhados pelo corpo. Tem uma pequena manchinha branca na barriga. Ele é bem dócil e não tem problema com gatos ou cachorros. É um bom caçador, e enlouquece quando vê alguma mosquinha ou inseto. De pelo curto. Tem uma amiguinha ou o certo tinha, porque não sei onde ele está. Ele é bem grande e mia pouco. Seu mio é grosso. E mia sempre quando quer comida ou quando falamos com ele, dorme geralmente de dia, e gosta de ficar passeando a noite. Gosta de beber água bem gelada e limpa, quase sempre subia no tanque para beber água. Quando quer comida ou quer nos acordar bate na porta do quarto. Subia quase sempre na cama para dormir. Não se adapta muito bem em apartamento. Pois estava acostumado com o patio, quando fechávamos a porta do patio, ele pulava na janela, tentando sair, tínhamos que abrir a porta.
    AMO ELE, E QUERO ELE DE VOLTA.
    Meu nome é Raquel e tenho 12 anos.
    Fone para contato: 91698189 ou 32097525
    Sumiu dia 29/01/12 Usava uma coleira azul com alguns gatinhos nela.
    Porto Alegre/Bairro Menino Deus/Rua Saldanha Marinho
    Se souberem de alguma coisa me avisem. Por favor!!!
    GRATIFICA-SE

    ResponderEliminar
  14. que lindooo colocar esses posts sobre os gatos pretos, pq infelizmente muitas pessoas são supersticiosas e acaba descriminando esses adoráveis gatinhos. tenho um gatinho pretooo desde q ele era bebezinho.. ele é um xodózinhooo, mimadooo, dengosoo, a coisa maaais gostosaaa *-*

    ResponderEliminar
  15. Lindas fotos eu tb amo gatos e tenho uma gata linda que é tb preta olhos amarelos tão fofa, eu também amo os outros animais! Eu sempre tenho a fé que os animais tem sempre muito á ensinar aos ser humano , na questão da indiferença,e do sentimento verdadeiro que cada animal tem, até as cobra eu acho que são bonitas e incríveis e as aranhas tb.Deus é perfeito em tudo mesmo!

    ResponderEliminar
  16. Amei seu blog sobre os gatos pretos tenho um de 4 meses é muito fofo,meigo,e brincalhão hoje adoptei outro para o fazer mais feliz amo os animais principalmente gatos se podesse adoptava todos adoro gatos continue com esse trabalho bonito que vc tem assim os gatos pretos serão menos descriminados agradeço em nome dos nossos amiginhos de quatro patas beijo grande!

    ResponderEliminar